* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
otimizar processos na logística empresarial

Como otimizar processos na logística empresarial

Otimizar processos na logística empresarial é uma tarefa que contribui diretamente com os resultados da operação.

A área de logística precisa se aprimorar constantemente para atender com qualidade os setores da empresa, bem como oferecer agilidade e presteza aos clientes.

A armazenagem, movimentação e transporte de mercadorias pode se tornar um diferencial de mercado de uma companhia, como também ser um grande entrave operacional.

Investir e otimizar os processos na logística empresarial é fundamental para se obter sucesso e contribui diretamente com a lucratividade do negócio. Continue lendo nosso post e saiba mais a respeito!

O que é logística empresarial?

A logística empresarial é o conjunto de ações e rotinas que tem por objetivo colocar os materiais adequados no local correto, no momento exato em que são necessários,  visando atender os diversos clientes de uma empresa, sejam eles internos ou externos.

Manter estoques em quantidades ideais de matéria-prima, insumos e produtos finalizados, atendendo as demandas com precisão e agilidade faz parte da otimização desses processos.

São atividades da logística empresarial:

  • aquisição de materiais,
  • recebimento e conferência,
  • armazenamento,
  • processamento de pedidos e movimentação,
  • transporte e entrega,
  • controles e gestão das informações.

Todas essas atividades precisam estar integradas entre si e com os demais departamentos da empresa, evitando a falta ou o excesso de materiais, reduzindo custos e colaborando com a lucratividade da operação.

Otimização dos processos na logística empresarial

Para otimizar os processos na logística empresarial, antes de qualquer ação é preciso que as informações sejam precisas e confiáveis.

Também é necessário que elas estejam disponíveis aos diversos setores envolvidos na operação logística. A partir dessa integração fica mais fácil se obter bons resultados na área.

A organização e a disponibilidade da informação são essenciais nos processos de otimização logística, que colabora com todas as atividades do setor, tais como:

Comprar o necessário para atender a demanda

A partir de informações do controle de estoque e do giro dos materiais, as compras devem ser realizadas visando atender a demanda com precisão, adquirindo volumes adequados junto aos fornecedores.

Conferência e recebimento de mercadorias

Um processo automatizado para o recebimento e conferência das mercadorias precisa funcionar da maneira adequada, evitando erros e identificando incoerências  com os pedidos de compras.

Qualidade na movimentação e armazenagem

Um processo de movimentação e armazenagem bem ajustado leva em consideração detalhes como locais e endereçamento dos estoques  e facilidades no momento de separação e inventários, possibilitando a fácil localização dos materiais estocados.

Separação e entrega de pedidos

Os pedidos precisam ser separados e entregues com precisão, agilidade e qualidade. Para isso sistemas e equipamentos de apoio nas conferências e movimentação são grandes auxiliares nesses processos.

Expedição e acompanhamento de entrega

Por fim, a conferência, carregamento e expedição das mercadorias precisam ser monitoradas até que o produto chegue ao seu destino.

Todo esse conjunto de operações precisa ser recorrente, integrando todos os setores envolvidos.

Otimizar os processos na logística empresarial é atender as necessidades da cadeia de suprimentos, utilizando todos os recursos disponíveis, com baixo custo operacional, agilidade e eficiência.

Equipes enxutas, ferramentas de apoio logístico, sistemas de qualidade e métodos adequados para cada operação permitem o sucesso sem atropelos e colaboram com os resultados da empresa.Agora que você já sabe como otimizar processos na logística empresarial, saiba mais sobre a importância da logística para pequenas empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *