* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
4 processos importantes para o e-commerce

4 processos importantes para o e-commerce

Para que as operações do e-commerce da sua empresa sejam um verdadeiro sucesso, é preciso que processos importantes façam parte da rotina.

De fato, quando falamos no cotidiano de uma empresa que lida com a logística diariamente, é quase impossível manter uma rotina perfeita, onde todos os procedimentos necessários são realizados.

Isso acontece principalmente por causa de dois motivos, sendo um deles a grande demanda diária, além do fato de que alguns processos por mais importantes que sejam são considerados secundários e perdem espaço diante tanta pressa.

No entanto, será que deixar processos importantes em segundo plano realmente é uma boa pedida a longo prazo? A verdade é que o que pode parecer simples, na realidade tem a tendência de virar uma bola de neve no futuro e trazer prejuízos grandes.

Inclusive, quando falamos em prejuízos, não estamos apenas citando os materiais, que podem envolver o estoque e as mercadorias, mas também os relacionados à perda de clientes, bem como a credibilidade e a autoridade no mercado.

Lendo isso, pode parecer que tudo está perdido, mas não é bem assim. Nesse post, iremos ajudar você a rever os processos da sua empresa e não se esquecer de quatro que irão fazer toda a diferença no cotidiano.

Continue por aqui e entenda de uma vez por todas porque essas simples ações no dia a dia podem tornar a logística da sua empresa digna de exemplo.

Conheça alguns processos importantes para o e-commerce

Sem mais demora, veja a seguir algumas dicas que envolvem desde automações no site da sua loja online até atividades que podem estar relacionadas com o marketing e vendas.

Integração de estoque

A integração do estoque com a sua loja online não é um capricho tecnológico e sim uma necessidade fundamental para o bom funcionamento da sua marca.

Pense na seguinte situação: existem apenas cinco itens no estoque, mas simultaneamente foram feitas seis compras. Como esse sexto cliente se sentirá ao saber que ele comprou um produto que já tinha esgotado? No mínimo desapontado.

Sendo assim, a integração do estoque com ferramentas integradas a loja, além de tornarem diversos processos mais simples, também evita problemas como estes, bem como contagem incorreta de itens e perdas de vendas.

Cálculo simplificado de frete

Por falar em integrações, provavelmente ao entrar em uma loja online você já deve ter visto que quase todas elas possuem uma pequena calculadora automática de frete, onde podem colocar até mais de uma opção de transporte.

Esse cálculo simples e extremamente rápido permite que o usuário saiba exatamente quanto o transporte irá custar. Imagine, caso não existisse esse tipo de cálculo, a desistência de compra seria ainda maior.

O cálculo simplificado pode ser adicionado em sua loja por meio de integrações e APIs que podem unificar dados dos Correios e demais serviços de frete.

Proteção de Termos e Condições de compra

Pode ser que ao ver uma página de termos e políticas você logo feche, mas a verdade é que elas são fundamentais para os seus negócios.

Além de garantir direitos e deveres para clientes e a sua empresa, abordam uma série de questões que envolvem a compra, devolução e demais ações dentro da loja.

Sendo assim, é importante ter uma política sólida e deixar clara e acessível para os clientes que entrarão em seu site.

Pós-vendas

Um erro muito grande que até mesmo grandes e experientes empresas cometem é o de deixar de dar atenção aos clientes que já fizeram a compra.

Já parou para pensar que para uma pessoa continuar comprando em uma empresa ela precisa ver vantagens? Ser ignorado está longe de ser uma experiência desejada por qualquer pessoa.

O pós-vendas pode ser feito de diferentes formas, desde o envio de uma mensagem de agradecimento, bem como pesquisas de satisfação, como a NPS.

E aí, pronto para ter um e-commerce com mais sucesso ainda seguindo esses processos importantes? Aproveite e leia também sobre como eliminar os trabalhos manuais do setor de logística da sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *