* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Por que implementar um PVC (processo de vendas consistente)?

Por que implementar um PVC (processo de vendas consistente)?

O sucesso de um negócio depende de muitos fatores, dentre eles um planejamento minucioso e eficiente. É aí que entra a importância de um processo de vendas consistente.

Sua aplicação é essencial, pois é uma das ações mais eficazes para garantir um bom desempenho nas operações de venda da empresa.

Para saber como e por que aplicar um processo de vendas consistente no seu empreendimento, continue a leitura!

O que é um processo de vendas consistente?

A venda de um serviço ou produto não se dá apenas no momento em que o cliente realiza o pagamento.

Esse é um processo que se desdobra em etapas e envolve um planejamento cuidadoso por parte da empresa.

Um processo de vendas consistente conta com estágios e ações bem definidos, que garantem um direcionamento do consumidor em direção à ação de compra.

Assim, o processo se inicia ainda na fase de prospecção e acompanha o cliente até o estágio pós-venda.

Trata-se de guiar o consumidor em um percurso que passa pelas etapas de conhecer o produto oferecido, interessar-se por ele, comprometer-se com a compra e então realizá-la.

Por que investir nele?

Um processo de vendas consistente se dá através de um modelo que pode ser reaplicado, como uma espécie de guia.

Por isso, com ele é possível dar orientações precisas e estratégicas a uma equipe de vendas, garantindo resultados não apenas positivos, mas também estáveis.

Através da aplicação de um passo a passo estruturado, é possível promover uma diminuição significativa de erros e imprevistos nas operações de venda da empresa.

Além disso, a estrutura do modelo se dá em etapas, o que facilita a melhoria de aspectos que não apresentem o resultado desejado.

Com o auxílio do modelo, é possível analisar cada estágio do processo de vendas e compreender quais deles precisam ser aprimorados para melhorar a performance da empresa.

Como aplicar?

Para garantir a aplicação eficaz de um processo de vendas consistente, é preciso analisar as particularidades de cada marca e definir etapas que atendam às suas necessidades.

Contudo, é possível indicar quais são os principais estágios que devem estar incluídos.

O processo se inicia com a prospecção, que é o momento de definir quem é seu cliente potencial e como a empresa chegará até ele.

A etapa seguinte consiste na abordagem, quando o contato inicial é feito com os clientes.

Estabelecer uma conexão logo no início é fundamental, por isso, esse atendimento deve ser personalizado conforme o perfil de cada caso.

Após o contato inicial, é preciso conhecer suas necessidades. Essa etapa é essencial para compreender de que forma aquilo que você oferece é relevante para o cliente.

Tendo reunido essas informações, chega-se à etapa de fazer a proposta da venda. 

Esse é o momento de apresentar o que está sendo oferecido, mostrar seus benefícios, tirar as dúvidas do consumidor e manter um diálogo que promova uma relação de confiança.

Se os estágios anteriores forem bem sucedidos, a próxima etapa é o fechamento do negócio.

O uso de gatilhos mentais é uma estratégia bem-vinda nesse momento, de maneira que incentive o cliente a seguir com a efetivação da compra.

Exemplos desse tipo de gatilho são o oferecimento de descontos e benefícios, ou então informar o cliente de que essa se trata de uma oportunidade especial de compra.

Lembre-se ainda que um processo de vendas consistente não deve acabar com o fechamento da venda.

Após realizá-lo, o ideal é aproveitar a relação já estabelecida com o consumidor e estimular novas compras, mantendo-o atualizado a respeito de novas oportunidades.

Essa é uma maneira de garantir a fidelização dos clientes, construindo uma relação duradoura. 

Agora que você já conhece melhor essa estratégia, continue por aqui e leia nosso post sobre 4 tendências de vendas para 2022!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *