* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Como melhorar o processo de pré-vendas

Como melhorar o processo de pré-vendas?

Muito se fala em conseguir clientes e fidelizar os existentes, mas você sabia que para conseguir isso e muito mais é preciso focar no processo de pré-vendas?

Inclusive, sabia que o processo de vendas em si possui três fases fundamentais? Elas são pré-venda, a venda e o pós-venda. 

Perceba que as vendas em si não são o foco durante todo o tempo, já que os clientes antes de tudo são pessoas e querem se relacionar com marcas que verdadeiramente se importam com eles.

Sendo assim, se preocupar com a relação que será criada com o público-alvo, entender melhor suas necessidades, assim como garantir que depois da venda ele continue se sentido especial e amparado pela empresa é essencial.

Um dos primeiros passos para se obter mais sucesso na hora de fechar as vendas é entender que elas dependem dessas fases que comentamos e, por isso, devem ser seguidas adequadamente para, assim, atingir os resultados desejados.

Pensando nisso, hoje iremos falar sobre o primeiro passo, que é o processo de pré-vendas, ele permite que os clientes em potencial possam ter maior relação com a empresa, para que em um futuro próximo possam efetuar suas compras com segurança.

Continue a leitura e entenda porque a pré-venda é tão importante.

O que é o processo de pré-vendas?

O processo de pré-vendas é muito importante em questão prática, já que leva em conta algo muito simples: nem todos leads e prospects estão no momento adequado para finalizar uma venda e devem ser trabalhados mais para que virem clientes.

Sendo assim, em vez de ignorar essas pessoas ou comunicar-se com elas como se já estivessem preparadas para comprar, podem ser tomadas outras decisões.

Uma delas é estruturar o pré-vendas para analisar os leads e criar padrões para defini-los em diferentes etapas, pontuando suas características, desejos, oportunidades e demais pontos de atenção.

Veja um exemplo de segmentação: 

  1. aprendizado e descoberta, 
  2. reconhecimento do problema,
  3. consideração da solução,
  4. decisão de compra.

Perceba que diferentes estágios demandam formas de contato determinadas, como, por exemplo, uma pessoa que acabou de descobrir a empresa, não pode receber mensagens sobre fechar a venda logo.

Por que se preocupar com as pré-vendas?

Depois de entender do que se trata o processo de pré-vendas, é comum que ainda existam dúvidas.

Apesar de parecer apenas uma fase de análise de clientes em potencial, é um momento essencial para entender quem são as pessoas que entram em contato com a empresa e como trabalhar seus diferentes níveis do funil de vendas.

Sendo assim, a pré-venda pode aumentar os resultados comerciais da organização, assim como criar um fluxograma para atender todos que entram em contato de maneira personalizada e inteligente, para que ninguém se sinta desamparado, por exemplo.

Não é raro encontrar empresas que possuem melhores resultados após focarem seus esforços para atender pré-vendas e o pós-vendas também, que é o ato de transformar o cliente em um verdadeiro fã da marca.

Como melhorar esse processo?

O processo de pré-vendas pode ser melhorado dentro de qualquer tipo de empresa, desde que alguns passos sejam seguidos.

Entenda a necessidade dos seus leads: sejam os que estão no topo ou no fundo do funil.

Veja resultados de meses anteriores: confira o volume de vendas dos últimos meses e entenda quais foram os melhores métodos de vendas e comunicação usados.

Ofereça condições especiais: principalmente leads antigos e que tendem a não engajar podem ser ativados com essas condições.

Segmente com cautela: a segmentação por características ou etapa do funil permite uma comunicação mais assertiva.

Interessante como o processo de pré-vendas pode fazer toda a diferença na empresa, não é mesmo? Que tal continuar por aqui e ler também sobre quatro tendências de vendas para 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *