* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
processo de logística mais rápido

Como tornar o processo de logística mais rápido?

Tornar o processo de logística mais rápido é um desejo de todo empreendedor, uma vez que essa área é uma das que mais contribui para a satisfação ou descontentamento dos clientes.

Encomendas atrasadas, pedidos errados, troca de mercadorias e diversos problemas podem ocorrer se a gestão logística não for conduzida com cuidado e profissionalismo.

O ideal é que os processos ocorram da maneira correta e de forma rápida, onde o cliente possa receber sua mercadoria no tempo combinado, com a segurança e qualidade prometida pelo pessoal da área comercial.

Mas, nem sempre isso acontece, pois, problemas internos de gestão (ou a falta dela) acabam comprometendo a qualidade dos serviços de logística.

Esse artigo responde como organizar o setor e tornar o processo de logística mais rápido na sua empresa. Continue lendo e confira!

A organização torna o processo de logística mais rápido

A falta de planejamento e de gestão logística são os principais vilões dessa área, onde as informações não conferem, as mercadorias não estão nos locais que deveriam estar e os atrasos de entrega são constantes.

Não há como agilizar processos se não existe organização.

A começar pelo depósito, é fundamental que as mercadorias estejam separadas de forma correta, onde possam ser localizadas rapidamente.

Além disso, devem ser passíveis de serem controladas por sistemas logísticos automatizados.

A partir da definição dos locais onde ficam cada tipo de mercadoria, dos procedimentos para o recebimento e expedição de cargas, além de um rigoroso controle de estoque, tudo fica mais fácil.

Os profissionais envolvidos precisam, portanto, estarem capacitados para desenvolverem suas tarefas com tranquilidade e qualidade.

Mas, apenas a capacitação não resolve o melhor desempenho na área logística, é necessário o acesso às informações para correções de possíveis erros.

Gestão de estoque e informações disponíveis

A informação é outro ponto fundamental para que a gestão de estoque possa contribuir para o sucesso da empresa.

Para isso, é fundamental saber quais são os produtos que estão no estoque, qual o giro médio de cada um deles, quais estão entrando no nível crítico e precisam de reposição, bem como qual a previsão de vendas e produção.

Isso só é possível através de um bom sistema de gestão, onde o gestor da área possa tomar decisões baseadas em números e na situação real e atual dos estoques.

A falta de uma boa gestão de estoque e indisponibilidade de informações acaba gerando transtornos, como falta ou não localização de mercadorias, que refletem diretamente no tempo de resposta das entregas, causando atrasos e problemas.

A expedição e distribuição das mercadorias

Resolvida a gestão e organização do depósito, além dos líderes da área passarem a tomar decisões baseadas em informações corretas e atuais, é necessária a criação e definição de uma metodologia para tornar o processo de logística mais rápido.

Para isso, é necessário desenvolver uma política para a expedição de cargas que permitirá agilidade e qualidade na entrega das mercadorias.

Se sua empresa possui frota própria, é importante rever roteiros e informar-se a respeito de veículos ociosos ou sobrecarregados, bem como avaliar o sistema adotado para a expedição das mercadorias.

Além disso, organizar e formalizar processos para recebimento e expedição de mercadorias, com conferência automatizada, é importante para evitar as trocas e os enganos.

Caso as entregas estejam sendo realizadas por terceiros, é preciso conhecê-los e avaliar se realmente são a melhor opção em termos de custos, qualidade e comprometimento com o seu negócio.

Soluções práticas para tornar o processo de logística mais rápido

Todas essas atividades citadas exigem tempo, capacitação e algum investimento.

No entanto, sem elas, as falhas nos processos logísticos podem estar acarretando prejuízos ao negócio.

Como já mencionado é impossível fazer um planejamento logístico e a gestão de estoque sem ferramentas de apoio.

Já para a distribuição de cargas, uma das opções que mais cresce na área é a utilização de plataformas eletrônicas que intermediam negociações de fretes entre empresas e transportadores.

A partir de cotações em tempo real, as opções de entregas para qualquer lugar do Brasil, nos mais diversos tipos de modais, ficam à disposição de sua empresa, com a certeza de que as ofertas são de transportadoras cadastradas e homologadas pela plataforma.

A utilização de uma plataforma eletrônica para a contratação de frete facilita a operação, disponibiliza em uma única consulta uma diversidade de ofertas de transporte e garante a qualidade dos serviços a serem prestados.

Isso ocorre em função da homologação das transportadoras junto à plataforma, que exige o cumprimento da legislação e qualidade nos serviços prestados.

Na CARGOBR você consegue terceirizar com qualidade, e de maneira fácil e rápida, as entregas de suas mercadorias.

Conheça a plataforma da CARGOBR acessando o site e faça uma cotação gratuita! Tenha acesso as melhores transportadoras do país e torne seu processo de logística mais rápido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *