* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Como melhorar o processo de distribuição de cargas?

Como melhorar o processo de distribuição de cargas?

Quando o assunto é o processo de distribuição dentro de empresas que utilizam a logística diretamente com os clientes, é fundamental mantê-lo atualizado para manter a qualidade.

Desde aquele pequeno e-commerce que está começando agora até grandes marketplaces com cobertura nacional precisam entender que mesmo que esses processos de entregas estejam bem, é possível melhorar e inovar em determinadas decisões.

Provavelmente, se você já fez compras online, deve ter percebido que diversos processos automatizados marcam a sua entrega, rastreio da encomenda, atualização dos status da entrega diretamente no e-mail e até mesmo números de rastreio automáticos.

Tudo isso e demais otimizações foram fruto de inovações constantes em empresas que perceberam que essas automações não iriam apenas deixar os clientes mais satisfeitos, mas também informados e seguros, o que é um grande passo para qualquer marca.

Por falar nisso, pense na seguinte situação: você fez uma compra online e recebeu apenas uma previsão da data de entrega. Não sabe quando ela foi postada, se a transportadora já está chegando ou se aquela entrega vai chegar só depois de alguns dias.

Você ficaria no mínimo desapontado, não é mesmo? O mesmo acontece com os demais clientes. 

Por isso é tão importante estar sempre focado nas melhorias do processo de distribuição de cargas para manter-se competitivo, bem como atender e até mesmo superar as expectativas dos usuários, que tendem a buscar sempre a melhor experiência.

Veja algumas dicas neste post para melhorar a logística da sua marca e obter resultados duradouros com elas.

5 dicas para otimizar o processo de distribuição

Veja a seguir alguns caminhos que não precisam ser necessariamente demorados e burocráticos para tornar os seus processos de entrega aos clientes ainda mais fortes e competitivos perante o público.

Faça um bom planejamento de rotas

Com um bom planejamento de rotas, é possível escolher os melhores caminhos, além de criar um roteiro que seja linear e atenda todos os pontos de forma inteligente, evitando retrabalhos e idas e voltas desnecessárias.

Além disso, consequentemente haverá economia de combustível e de tempo, tornando as entregas mais rápidas.

Tenha centros logísticos bem localizados

Principalmente se você trabalhar com uma grande cobertura, é preciso ter centros logísticos espalhados de forma estratégica, para que os transportadores possam coletar as entregas em locais de fácil acesso para a entrega do cliente, como grandes rodovias.

Alguns gestores optam por centros logísticos com grande potencial em questão de espaço, mas nem sempre são os mais indicados para auxiliar no processo de distribuição, dificultando os entregadores e até mesmo na questão de prazos.

Invista na capacitação da sua equipe

Quanto mais tecnologia envolvida na logística da sua empresa, melhor. No entanto, é preciso ensinar a sua equipe a lidar com as inovações, bem como demais atribuições que envolvem a logística moderna.

Evite deixá-los sobrecarregados com tarefas demais, bem como responsáveis por processos manuais demorados e marcados por refações.

Planeje o estoque com antecedência

Para que as entregas ocorram, é necessário que existam os produtos na quantidade correta dentro do estoque, bem como itens obsoletos não fiquem ocupando espaço e atrapalhando o fluxo do armazém.

Sendo assim, principalmente antes de épocas que tendem a ter um aumento na demanda, como datas comemorativas ou o aniversário da sua marca, por exemplo, prepare o estoque com os itens que mais vendem e evite perda de vendas.

Terceirize o transporte da carga

Terceirizar o transporte com uma empresa referência no segmento pode poupar tempo, dor de cabeça e uma dezena de processos, que ficarão aos cuidados da parceira. Ah, mas como escolher uma? Simples, conheça a CARGOBR!

Somos referência no transporte dos mais variados tipos de carga para todo o Brasil, com excelência, tecnologia e transparência, onde em poucos cliques você pode fazer a sua cotação sem sair de casa ou com qualquer tipo de cobrança.

Aproveite e acesse agora o nosso site e faça uma cotação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *