* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Etapa de processamento do pedido: por que é tão importante?

Etapa de processamento do pedido: por que é tão importante?

Se você já comprou em um e-commerce, deve ter visto que diversas etapas estavam envolvidas, entre elas a do processamento do pedido.

Desde a aprovação do pagamento até a confirmação de recebimento, existem variados processos que são geralmente atualizados nas lojas online para que você acompanhe em tempo real o andamento da sua entrega.

No entanto, você já chegou a pensar sobre o que significa cada um deles, principalmente o que diz sobre o processamento do pedido? 

Muito mais que apenas a separação dentro do estoque, essa etapa é mais complexa do que muitos consumidores imaginam.

Desde os menores e-commerces até as grandes companhias de transporte passam por esse processo para que as suas entregas cheguem perfeitas, no tempo estipulado e sem qualquer avaria.

Entender um pouco mais sobre essa etapa tão importante é fundamental para ficar mais por dentro da logística, conseguir melhorar os resultados da sua empresa e ver, de uma vez por todas, que esse conjunto de procedimentos é responsável por abastecer o mundo inteiro e manter a reputação da sua marca.

Aproveite para entender o que é processamento do pedido e o que faz parte dessa fase da logística primária. Continue a leitura!

No que consiste a etapa do processamento do pedido?

Desde o momento em que você faz uma compra em um site, até à espera da hora de receber o seu pedido, diversos processos estão envolvidos, entre eles o processamento do pedido.

Essa etapa pode ser considerada como uma ligação forte entre empresa e o cliente, ela tem diversos passos que estão diretamente relacionados com os gastos operacionais e também com o tempo destinado a essa entrega. 

Veja a seguir o que consiste o processamento e por que cada pilar dessa fase é fundamental para o final da jornada, que é a chegada do item no seu destino:

Preparação

Essa é a primeira fase e uma das mais importantes, pois é quando a empresa irá pegar todos os dados sobre aquele pedido para que a jornada da entrega comece a ser realizada.

Aqui, o tipo de produto, especificações, tamanho, cores e demais características são armazenadas, tanto para conferir onde esse item está no estoque, como para enviá-lo para o setor responsável pela entrega.

Transmissão

Aqui, todos esses dados separados serão enviados para a equipe de logística que, se for da própria empresa, pode ser entregue manualmente ou por e-mail, por exemplo.

Há ainda empresas que usam a tecnologia a favor e ganham mais produtividade, com o uso de um sistema integrado entre todas as áreas.

Já no caso de terceirizados, esses mesmos dados são enviados para os responsáveis pela transação, em qualquer uma dessas vias citadas.

Esse processo pode ser definido como uma verdadeira troca de informações e comunicação entre o setor de vendas e logística.

Recebimento

A etapa de recebimento é a mais complexa, onde a equipe irá revisar as informações do pedido, separar os itens seguindo especificações de tamanho, cor e demais, verificar se o pagamento foi realizado e fazer o faturamento.

É muito importante que todos esses pequenos processos dentro do recebimento ocorram de forma padronizada e com calma, para que pedidos errados não sejam enviados, bem como não aconteça troca de notas fiscais e endereço dos pedidos.

Aqui também devem ser conferidas possíveis avarias.

Atendimento

Aqui, é a hora de embalar os produtos separados, programar o roteiro de transporte, emitir os documentos necessários para essa etapa, colocar os itens no caminhão e preparar a expedição.

Se você pensa que essa é a última etapa, saiba que ainda existe a final, que para o cliente é a que mais importa.

Relatório

A etapa final do processamento do pedido envolve o relatório da entrega. 

É com ele que os clientes podem acessar o rastreamento daquele pedido e ver se a sua compra irá chegar a tempo, assim como são informados sobre as etapas do pedido.

De fato, para oferecer a melhor experiência para os seus clientes, é preciso se atentar com os seus parceiros logísticos para entregar a tempo e de forma exímia!

Por falar nisso, conheça a nossa plataforma de orçamentos e cote os mais variados tipos de fretes com transportadoras experientes, comprometidas e presentes em todo o Brasil. Desde carga de alimentos até produtos de uso em geral, você encontra o frete ideal aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *