* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Informação logística: quais os princípios básicos?

Informação logística: quais os princípios básicos?

Assim como outros setores do mercado, a logística precisa de princípios básicos para funcionar e ter um fluxo de informações e processos bem estipulados.

Engana-se quem acredita que esse setor se trata apenas de armazenamento de itens e o envio deles para os clientes. A logística tem relação com captação, armazenamento e tratamento de dados, informações e muitos outros processos envolvidos.

Desde a escolha dos locais dos hubs logísticos, a criação de rotas, levando em conta dados sobre distância, trânsito, riscos, e até mesmo gasto de combustível, a logística precisa de informações de qualidade.

Além de poupar recursos humanos e financeiros, assim como o tempo e a diminuição do desperdício, na logística, informação de qualidade também é uma forma de sair na frente da concorrência, obtendo vantagens competitivas.

Na era da informação, quanto mais dados estruturados e processos integrados, melhor para as empresas que poderão usar desses insumos para criar melhores soluções, compreender as necessidades do público-alvo e trazer inovações.

Atualmente, as principais melhorias do setor da logística foram baseadas em informações, como, por exemplo, pesquisas de mercado, avaliações de consumidores, estudo de concorrentes, tendências de vendas e estatísticas sobre variados pontos como o estoque.

Para entender um pouco mais sobre a importância da informação na logística e por que atender os princípios básicos dela é fundamental para ter mais sucesso em suas operações, continue por aqui e leia o restante do post.

Princípios básicos da informação logística

Para que as informações relacionadas a determinado processo logístico possam atender exatamente o seu objetivo, é preciso que sigam princípios básicos para que os envolvidos possam logo recebê-las de maneira objetiva para entender os seus dados.

Veja a seguir quais são esses princípios e porque cada um é fundamental para que as informações cheguem a tempo e de forma a agregar nos mais variados processos.

Disponibilidade 

A informação muitas vezes é necessária em determinado momento, sendo crucial estar disponível sempre que for necessário consultá-la. Sendo assim, é importante que haja captação de dados em tempo real para a codificação deles, caso necessário.

Muitas vezes, uma informação que chega tarde pode trazer grandes prejuízos para a empresa, que provavelmente terá que mudar algum processo ou atrasar entregas, por exemplo.

Precisão 

Os sistemas de captação de dados geralmente usam estatísticas também para trazer panoramas. Se esses insights não forem precisos, de nada ajudará na operação real da empresa.

Sendo assim, é necessário que as informações sejam claras e precisas, de forma a auxiliar na realidade dos processos logísticos e na tomada de decisões.

Atualização

Informações antigas sobre preços, estatísticas e até mesmo sobre o volume dos estoques podem causar grandes prejuízos e falhas nas operações.

É importante manter a captação e análise de dados em tempo real, de forma a analisar com frequência se houve qualquer problema nessa atualização.

Informação baseada em exceção

Apesar de parecer confuso para muitas pessoas, a informação baseada em exceção é aquela que analisa quais pontos da operação logística precisam ser melhorados.

Dessa forma, ela mostra o que não se deve fazer e em que momento determinado erro ocorreu, para que aqueles dados não sejam levados em conta em uma análise específica.

Se, por exemplo, o tempo médio de entrega de determinado produto é 24 horas, e por acaso o setor de entregas receber uma previsão diferente, problemas podem ocorrer para atender esse prazo diferente que, na verdade, foi um erro processual.

Sendo assim, entender onde foi o erro e quais dados precisam ser “ignorados” é importante para manter a qualidade das operações.

Flexibilidade

Do que adianta uma grande planilha de dados que mais da metade deles não atende as necessidades da empresa?

Muitos softwares inteligentes captam uma imensidão de informações, que nem sempre são necessárias. Dessa forma, é preciso ter flexibilidade e montar relatórios que tenham realmente dados que fazem sentido para aquela operação.

E aí, entendeu o motivo da informação precisar de princípios básicos para ser útil para a logística? Agora que você sabe disso, leia também sobre as principais vantagens de ter um centro de distribuição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *