* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Como praticar a logística verde?

Como praticar a logística verde?

Tendência mundial, a logística verde se trata de uma nova forma de realizar as operações logísticas, vista de forma positiva tanto por gestores quanto pelos ambientalistas.

Assim como o mercado, os produtos, soluções e, inclusive, o comportamento do consumidor estão mudando rapidamente, tornando-se necessário inovar também na logística e em suas operações.

Engana-se quem pensa que a logística de hoje age da mesma forma do que 10 ou 15 anos atrás, onde o e-commerce não tinha a procura que tem hoje em dia, assim como a digitalização em massa.

Antigamente, muitos processos eram feitos manualmente e sem o controle que existe atualmente, aumentando a chance de atrasos, perdas, erros e os mais variados imprevistos, que também eram um dos motivos das pessoas não confiarem nas lojas online.

Hoje em dia, tanto por causa do avanço tecnológico quanto da pandemia, que obrigou as pessoas a ficarem mais tempo em casa para se protegerem do vírus, compras online se tornaram uma verdadeira febre, onde a logística precisou evoluir muito rapidamente.

Os principais desafios encontrados foram o aumento da demanda e da exigência de consumidores que querem rastrear suas entregas em tempo real, assim como exigem qualidade, rapidez e sustentabilidade da parte das organizações que confiam.

Uma das formas encontradas foi se atualizar na questão da sustentabilidade e logística verde, eficaz e menos prejudicial à natureza, além de pensar na digitalização de processos, que tornam o trabalho mais rápido e de qualidade.

Continue a leitura para entender mais sobre a logística verde e como colocá-la em prática para obter seus benefícios dia após dia.

O que é logística verde?

Também conhecida por eco-logística, a logística verde se trata de um conjunto de operações, medidas e políticas nas empresas para tornar os processos mais sustentáveis e com a menor quantidade de impactos negativos para o planeta.

Essas ações envolvem toda a logística, armazenagem, transporte e tratamento de resíduos, trazendo soluções inovadoras e que permitem a correta utilização de recursos naturais.

Além da logística verde ser muito bem vista pelo mercado, clientes, parceiros e mídia, ela permite que a empresa fique dentro das leis ambientais, evitando multas e demais penalidades.

Como praticar a logística verde?

Agora que você sabe o que é a logística verde e seus benefícios para a sua organização, confira alguns passos para colocá-la em prática, permitindo que toda a empresa seja mais consciente e sustentável.

Analise o propósito da sua empresa

Diferente do que alguns gestores pensam, ser sustentável não é uma moda e sim uma necessidade, que pode inclusive transformar todos os processos da empresa.

Por isso, é importante que a administração realmente incorpore esse objetivo na cultura e até mesmo DNA da organização, para que a sustentabilidade norteie ações, assim como a tomada de decisões.

Interrompa o desperdício

O desperdício é um dos principais problemas que causam danos ao meio ambiente, assim como o descarte de recursos naturais incorretamente.

Incentive a equipe a poupar água, papel, energia elétrica e itens usados no cotidiano, como fitas adesivas e clips, por exemplo.

Efetue a logística reversa

A logística reversa acontece quando existe a necessidade de troca ou devolução dos clientes e até mesmo nela devem ocorrer ações sustentáveis, evitando desperdício e danos ao meio ambiente.

Crie um fluxo que tenha como foco o melhor atendimento ao cliente e o menor uso de recursos, como o papel.

Treine seus funcionários

É muito importante que toda a equipe seja conscientizada e treinada para que possam mudar sua forma de pensar e agir no cotidiano. 

Além disso, ser mais efetivo é também uma forma de mudar a cultura da empresa como um todo.

Interessante como a logística verde pode fazer toda a diferença para sua organização e o mundo, não é mesmo? Continue por dentro desse tema e leia também sobre como fazer projetos de redução de custos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *