* if no mobile alternative is activated
Skip to main content

Por que serviços de frete online ganharam popularidade?

Por que serviços de frete online ganharam popularidade?

Os serviços de frete online e agenciamento online de cargas são cada vez mais comuns e abrangem um número cada vez maior de transportadoras e clientes em suas plataformas. Mas, afinal de contas, por que eles ganharam popularidade tão rápido?

Empresas como a CARGOBR oferecem plataformas nas quais o cliente, ou embarcador, pode conseguir cotações rápidas de mais de uma transportadora, descrevendo sua carga e estabelecendo as datas e condições para o transporte. O crescimento dessa tendência parte, em muitos casos, do maior uso de clientes, mas convenhamos que sem transportadoras interessadas, esse tipo de sistema não seria possível. Então, qual a vantagem para transportadoras?

Diversificação

Transportadoras, não raramente, trabalhavam com alguns poucos clientes de grande porte. Embora isso renda contratos de longo prazo com bons volumes, é uma prática que deixava muitas transportadoras “reféns” de um ou de outro cliente. Nos casos em que contratos eram rescindidos ou clientes decidiam pela troca de fornecedores, essas transportadoras acabam se vendo, do dia para a noite, praticamente sem qualquer serviço. O frete online ofereceu uma opção de diversificação rápida para essas empresas de transporte, para que elas tivessem parte de sua demanda pulverizada entre clientes menores e esporádicos, reduzindo sua dependência de grandes contratos.

Gastos com marketing

Publicidade é algo que é caro nos dias de hoje. A publicidade online, teoricamente mais barata, não excluiu os gastos necessários em feiras e mesmo despesas com vendas e contato a novos clientes. Transportadoras, com o mercado de frete online, ganharam um modo praticamente gratuito de divulgar seus serviços e acesso a uma clientela que simplesmente não possuíam antes. Com isso, os gastos em marketing e vendas acabam sendo menores, dando a essas empresas de logística a possibilidade de conceder descontos mais generosos aos clientes, viabilizando o fechamento de negócios por meio das plataformas de frete online.

Inteligência

Pesquisar e acompanhar o mercado, em termos de preços e melhores práticas, é uma necessidade tanto para clientes como para transportadoras. O frete online forneceu um modo para ambos acompanharem tendências de mercado, simplesmente recebendo ou emitindo ofertas e averiguando até que ponto elas coincidem ou não com o patamar de preços que está sendo praticado. Com o tempo, é possível inclusive traçar gráficos e projeções com base nos dados captados, antecipando altas ou baixas nos preços a depender do comportamento das empresas que participam desses “pregões” de fretes.

Velocidade do frete online

Um negócio é algo que muitas vezes demora a ser fechado, mesmo quando se mostra vantajoso para ambas as partes. Muitas ligações têm de ser feitas, propostas enviadas por e-mail ou “fax” (ainda em uso nos dias de hoje) e oportunidades acabam sendo perdidas ou postergadas por conta disso. Com o frete online, as relações no mercado de transporte se tornaram mais dinâmicas, assim como o fechamento de novos negócios.

banner

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *