* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Veja como elaborar uma planilha de controle de estoque

Veja como elaborar uma planilha de controle de estoque

Elaborar e implantar uma planilha de controle de estoque pode parecer algo complicado e de difícil realização, porém, vamos mostrar que é muito mais simples do que você imagina.

Esse processo é fundamental para que o seu negócio, independentemente do segmento em que atua, possa ter sucesso.

Inclusive, se nesse momento houvesse a necessidade de saber o quanto sua empresa possui de produtos nas gôndolas, prateleiras e no depósito, você teria como responder?

Se essa pergunta lhe causou algum desconforto ou se você admite que está perdido com relação a esse assunto, é hora de providenciar uma solução, pois, definitivamente, sua empresa está trabalhando no “escuro”, ou seja, sem informações. Lembre-se ainda que o controle de estoque é obrigatório por lei.

Neste post, apresentamos uma forma simples e rápida de elaborar uma planilha de controle de estoque. Continue lendo e conheça detalhes a esse respeito!

Antes de elaborar a planilha de controle de estoque

No Brasil, segundo um levantamento realizado pela H2R Pesquisas Avançadas, apenas 38% das empresas varejistas investem em um sistema de gestão de estoques para os seus negócios.

Isso significa que muitos lojistas possivelmente não possuem nenhum tipo de controle a esse respeito, o que, sem dúvida, coloca em risco a operação, pois, esses empreendedores correm sérios riscos com relação a:

  • furtos,
  • compras inadequadas,
  • erros contábeis,
  • falta de dados para a tomada de decisão e informe para o Governo.

Uma boa alternativa para compensar a falta de uma gestão mais aprimorada dos estoques está no desenvolvimento e implantação de uma planilha.

Porém, antes de elaborá-la, é importante que ocorra uma completa organização do setor, onde todo o material possa ser identificado e um inventário realizado para que se saiba exatamente a quantidade de cada produto existente nas prateleiras e no depósito.

Além disso, é preciso tomar providência para que um controle de entradas e saídas das mercadorias seja realizado com eficiência e sem erros.

Como fazer um controle de estoque no Excel?

Uma maneira fácil, barata e imediata de iniciar a adoção de uma planilha de controle de estoque é usar o Excel.

Isso mesmo, essa plataforma disponibiliza alguns modelos prontos para que você baixe e comece a utilizar.

Portanto, depois de organizar todo o seu estoque no depósito e na loja, desenvolver um formato de controle das entradas e saídas, e fazer a contagem de cada produto, é hora de implantar a planilha.

Para isso, você deve seguir os seguintes passos:

Usando o Excel

Para utilizar essa ferramenta, será preciso tê-la disponível no seu computador.

Localizando-a, clique sobre o ícone e acesse o aplicativo.

Localizando a planilha

Veja como elaborar uma planilha de controle de estoque

Aberta a ferramenta, acesse a aba “Novo” para criar uma planilha:

Fazendo a pesquisa

Veja como elaborar uma planilha de controle de estoque

Um campo de busca irá aparecer na sua nova planilha. Utilize-o para fazer a pesquisa dos modelos disponíveis, digitando a palavra “Estoque”:

Avalie e escolha a planilha de sua preferência

Nesse momento, a plataforma irá apresentar alguns modelos, quando você deverá escolher a planilha de controle de estoque que melhor se adapta ao seu negócio.

Veja como elaborar uma planilha de controle de estoque

Crie a sua planilha

Observe que existem alguns modelos à disposição, portanto, para definir aquele que será adotado por sua empresa, basta clicar no botão “Criar” e pronto.

Veja como elaborar uma planilha de controle de estoque

Agora, basta salvar a sua nova planilha e você pode começar a trabalhar, alimentando-a com os dados já levantados quando feito o inventário. Tome todos os cuidados para mantê-la sempre atualizada.

Grande parte do sucesso do seu negócio envolve uma boa gestão de logística e o controle de estoque é fundamental.

Observe que com pouco esforço é possível organizar os estoques e essa ferramenta pode ajudar a ingressar a sua empresa no mundo digital, ou seja, é uma forma simples, barata e inteligente de iniciar o processo de automação do seu empreendimento.

Agora que você conhece essa valiosa dica para elaborar uma planilha de controle de estoque para sua empresa, assine nossa newsletter e receba conteúdos que ajudam você a melhorar a eficiência dos seus negócios!

*Imagens retiradas do site Pluga.co

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *