* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Você sabia que pequenos negócios representam 30% do PIB brasileiro?

Você sabia que pequenos negócios representam 30% do PIB brasileiro?

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos no país em um determinado período.

Mesmo com toda a crise e problemas econômicos ocorridos em função da pandemia do Coronavírus, o PIB nacional, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atingiu, em 2020, 7,5 trilhões de reais.

Desse valor, 30% foi gerado por pequenos negócios espalhados por todo o território nacional.

Depois dos momentos de turbulência, esse índice, que mede o crescimento de uma região, voltou a aumentar no Brasil e o resultado obtido no acumulado dos últimos quatro trimestres apresentou um percentual positivo de 3,9% (dados de setembro de 2021).

Neste post, apresentaremos a importância das pequenas e médias empresas no PIB brasileiro e como seu empreendimento pode aumentar seus negócios em um mercado interessante, como o do nosso país. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

A importância das PMEs para o PIB brasileiro

As pequenas e médias empresas (PMEs) são fundamentais para a economia, pois conforme já apresentamos, são as responsáveis por 30% do PIB.

Outro número interessante é que os pequenos negócios representam 71,8% das vagas de empregos criadas, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Diante desses números é fácil perceber a importância e a força desses empreendimentos, ou seja, o empreendedorismo continua sendo um dos grandes diferenciais do nosso país em comparação com o restante do mundo.

Como aumentar o seu negócio?

Depois do susto tomado com a crise estabelecida em função da pandemia, é hora de reorganizar os planos e trabalhar na busca do crescimento do seu negócio.

Para isso, algumas ações estratégicas e que apresentam excelentes resultados devem ser tomadas, tais como:

Vender por e-commerce

Optar pela abertura de um e-commerce para o seu negócio pode ser uma excelente oportunidade para alavancar as vendas e transformar a sua empresa.

Cada vez mais as pessoas optam por realizar suas compras utilizando a internet e as lojas virtuais.

Segundo dados da Ebit Nielsen, o e-commerce brasileiro no primeiro semestre de 2021 bateu o recorde de vendas, alcançando 53 bilhões de reais.

Essa tendência tende a aumentar e o ano de 2022 promete grandes resultados no comércio eletrônico em nosso país.

Contar com fornecedores de qualidade

Cada vez mais o consumidor fica exigente e está atento à qualidade dos itens adquiridos. Portanto, é imprescindível que sua empresa conte com fornecedores que ofereçam produtos que tenham a aceitação do mercado.

A qualidade consiste na combinação de uma série de fatores que fazem toda a diferença, como, por exemplo:

  • preços competitivos,
  • produtos com maior vida útil,
  • serviços realizados com transparência e profissionalismo,
  • garantia de continuidade de fornecimento,
  • suporte e assistência técnica.

Fornecedores que não se encaixam nessa realidade estão fora das exigências do mercado, por isso não se estabelecem e podem comprometer a imagem da sua empresa.

Cuidar com a logística

A logística a partir da nova realidade do mercado brasileiro, onde o consumidor deseja receber os produtos em seu endereço, passou a ser um dos mais importantes quesitos para a definição de compra.

Isso significa que sua empresa precisa alinhar qualidade, rapidez, precisão e bons preços de frete para garantir a satisfação dos seus clientes.

A melhor forma para isso é contar com uma plataforma de fretes que possibilite a escolha da melhor opção de envio dos seus pedidos, contando com centenas de transportadoras que garantam uma alta qualidade nos serviços prestados.

A solução da CARGOBR é a melhor opção para encontrar os melhores valores e as mais competentes empresas do país.

Agora que você conhece mais a respeito do PIB brasileiro e das possibilidades existentes para que o seu negócio se expanda, faça um teste com a plataforma da CARGOBR e veja como é fácil e cômodo contratar um frete para atender a sua necessidade de transportes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *