* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
4 dicas de como orientar seus clientes para o recebimento de cargas

4 dicas de como orientar seus clientes para o recebimento de cargas

Se você acha que basta enviar as mercadorias para os seus clientes, saiba que a etapa do recebimento de cargas é também fundamental para o sucesso de todo o processo.

Quando falamos em logística, é comum associar esse processo a carga e descarga de produtos e o deslocamento de mercadorias para diferentes destinos e clientes, principalmente dentro do universo do e-commerce.

No entanto, nem só de entregas esse grande universo vive. É muito importante entender que diferentes etapas e até mesmo pequenos detalhes estão envolvidos na logística, como desde a conferência de uma nota fiscal até o recebimento de cargas.

Muitas empresas logísticas, inclusive, colocam a sua reputação a desejar justamente por não se atentar a detalhes fundamentais para o sucesso da entrega e também da satisfação do cliente.

Mais do que receber a sua mercadoria, os clientes querem uma caixa de qualidade e uma embalagem convidativa, bem como receber os produtos dentro do prazo e com cuidado, afinal, ninguém quer uma caixa amassada, certo?

Entenda, neste post, de uma vez por todas porque o recebimento de cargas é tão importante e o que deve ser feito nesse processo com quatro dicas de ouro. Boa leitura.

Chegou mercadoria? Conferência!

Seja por causa da correria do cotidiano ou até mesmo pela falta de atenção, muitos clientes acabam por apenas assinar a confirmação de entrega e deixar para verificar a mercadoria apenas depois do transportador ir embora com o documento.

Isso é muito perigoso, pois a assinatura atesta que a carga inteira foi recebida e que não havia qualquer impedimento do seu recebimento, já que o cliente não observou exatamente se ela estava completa ou com qualquer intercorrência.

A conferência de carga não é um ato de desconfiança contra o transportador, mas sim uma segurança para ambos os lados para garantir que aquele transporte foi feito sem qualquer problema.

Entre os principais benefícios da mercadoria estão a facilidade em resolver problemas e a rapidez de encontrar qualquer inconstância, bem como a assinatura apenas de entregas que realmente foram bem sucedidas.

Como orientar seu cliente no recebimento de cargas?

Veja a seguir algumas dicas que o seu cliente precisa seguir quando fizer o recebimento de cargas para que ele tenha o seu pedido completo e perfeito em mãos, mas caso contrário possa reivindicar os seus direitos sem dor de cabeça.

Conferir a nota fiscal

A nota fiscal não é só um papel que fica nas cargas. É um documento oficial que deve ter os seus dados conferidos, seja na questão dos valores ou nos itens que constam o nome da empresa e até mesmo a data da compra.

Esse documento não pode ser aceito se tiver qualquer incongruência com o que foi combinado com a empresa de transporte. Se, por exemplo, você pagou por uma tonelada de soja, por que na nota tem apenas 800 quilos? É bom verificar.

Conferir volumes e entrega

É muito importante conferir se os produtos vieram em totalidade e também na quantidade acordada. Seja em pacotes, quilos ou até mesmo quantidade de caixas. A forma de medir irá mudar de acordo com o tipo de carga.

Infelizmente, em alguns casos pode haver o furto ou perda dos produtos no meio do caminho, de forma que verificar caixa por caixa pode salvar o seu cliente de prejuízos milionários.

Conferir possíveis avarias

Caixas amassadas, produtos quebrados, ausência de fixação adequada e até mesmo embalagens violadas significam que a entrega não está no estado em que deveria chegar.

É possível recusar a entrega e explicar o porquê.

Recebimento parcial e/ou recusa

Caso a entrega tenha vindo a menos, o seu cliente pode assinar, mas escrevendo de caneta que recebeu alguns itens a menos. Colocar a data, assinatura e carimbo da empresa é importante para atestar a entrega em partes.

Já a recusa de entrega segue outro protocolo: o seu cliente deve explicar objetivamente os motivos que o fizeram recusar aquele pacote, como avarias, violações ou demais questões.

Sabe como tornar o processo de recebimento de cargas mais rápido e eficaz? Conte com a CARGOBR!

Acesse o nosso site agora mesmo e faça a cotação dos mais variados tipos de fretes para o Brasil todo. Aqui, temos transportadores verificados, frotas de qualidade e uma plataforma com humanização e expertise.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *