* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Qual é o papel do transporte na estratégia logística?

Qual é o papel do transporte na estratégia logística?

Quando o assunto é logística, o papel do transporte é sempre um assunto que não pode ser negligenciado, afinal, é ele que torna inúmeras operações possíveis.

Inclusive, apesar de muitos outros fatores estarem relacionados com a cadeia de suprimentos, como a gestão de estoque, compras, vendas e até mesmo a área de marketing de uma empresa, o transporte é uma etapa determinante para a fidelidade de um cliente.

É de grande importância enxergar o transporte como uma das pontas do sucesso de cada operação logística, assim como entender o que caracteriza essa área tão essencial para empresas de todos os tamanhos e setores.

O transporte vai muito além de apenas movimentar mercadorias, insumos e demais produtos. Ele faz parte de todo um sistema de gestão que deve estar em ordem para que as outras etapas do processo não fiquem em risco.

Entender mais sobre o importante papel do transporte na logística pode facilitar os processos e, claro, permitir que sua empresa atenda cada vez melhor clientes e parceiros.

Entenda nesse post sobre o transporte e saiba como a escolha dele pode interferir no desempenho da logística, conheça também uma solução interessante para ter mais resultados no envio de mercadorias.

Qual é a importância dos transportes?

O papel do transporte dentro da logística é muito mais que movimentar mercadorias. 

Ele deve ser visto como um departamento estratégico e deve ter por foco diminuir distâncias entre destinos, melhorar a segurança e evitar atrasos e acidentes.

Em especial nos últimos anos por causa da pandemia de Covid-19, se fez necessário olhar para os transportes de forma sistemática, de forma a adicioná-los nas estratégias de crescimento de qualquer negócio, já que com as pessoas em casa, os pedidos online aumentaram drasticamente.

A importância do transporte para a logística é inestimável, principalmente ao levar em conta que esse setor está diretamente ligado à gestão de estoque, de forma que ele garante o abastecimento adequado da linha de produção.

Outro fator que indica a grande necessidade desse setor para o sucesso da logística é o cliente final que, com maior acesso à informação, quer rastreios em tempo real, assim como exige explicações em casos de atraso e demais problemas no transporte.

Como a escolha do transporte afeta no desempenho logístico da sua empresa?

No Brasil, apesar de existirem diferentes modais de transporte (aéreo, ferroviário e hidroviário), o rodoviário acaba por ser o mais usado.

No entanto, não é novidade que as rodovias brasileiras possuem os mais diversos problemas, como a falta de segurança, precariedade e falta de manutenção, o que pode atrasar e colocar em risco tanto motoristas como as mercadorias.

Nesses casos, é importante que as empresas tenham centros de distribuição em locais adequados, assim como trabalhem com sistemas integrados de segurança e monitoramento em tempo real.

Uma solução para evitar problemas com a escolha dos transportes está sendo o maior investimento nos outros modais, é contar com um intermediador de frete que faz toda essa gestão para a sua empresa.

Conte com a CARGOBR

A CARGOBR é uma plataforma que entende a importância do papel do transporte nas mais variadas operações logísticas, intermediando as mais diversas demandas existentes.

Por isso, além de sempre termos disponíveis as melhores transportadoras, também garantimos segurança, tecnologia e eficiência.

Seja qual for o tipo de mercadoria, distância e periculosidade do trajeto, nossa plataforma oferece as melhores soluções! Entre em contato e conheça um pouco mais sobre a plataforma que traz sucesso para sua logística.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *