* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
O pagamento digital aplicado à logística

O pagamento digital aplicado à logística

O mundo definitivamente se entregou a internet e não há como retroceder. O pagamento digital é um novo conceito que está aí e certamente vai trazer mudanças para o cotidiano das pessoas.20

Na área de logística essa possibilidade vai avançando e não irá demorar para que a maior parte das empresas de entrega e transportadoras o utilizem como meio de cobrança. 

Afinal de contas, tudo fica mais fácil e rápido com a digitalização, uma forma inteligente de fazer cobranças e receber pagamentos.

Quem diria que chegaríamos a uma situação onde as cédulas seriam evitadas e os antigos cheques fossem praticamente descartados?

Nesse post vamos apresentar o pagamento digital e a sua presença cada vez maior no segmento logístico. Continue lendo e confira!

O que é pagamento digital?

O pagamento digital é a possibilidade de se transferir dinheiro através de dispositivos móveis de qualquer lugar do mundo onde exista acesso à internet.

Basta que você tenha um equipamento e o aplicativo necessário para realizar a transação.

As conhecidas máquinas de cartão de crédito e débito serão substituídas por novas tecnologias, onde os smartphones farão a conexão e a transferência de valores a partir da autorização do devedor.

Podemos então concluir que estão em vias de extinção:

Quanto tempo levará para que esses modelos de pagamento saiam de circulação não sabemos, mas, pode-se afirmar que o processo já está em andamento.

A Suécia, por exemplo, caminha para ser o primeiro país onde não existirá mais dinheiro em espécie para a realização de compras e pagamentos.

O país pretende até 2030 eliminar as cédulas e moedas, inclusive na rede bancária.

A tecnologia que substitui o dinheiro

A tecnologia para a substituição do dinheiro já existe e está a disposição, precisando somente de um tempo para que a sociedade se adapte à nova realidade.

Para aqueles que não acreditam nessa possibilidade, basta lembrarmos que não faz muito tempo os caixas eletrônicos passaram a ser utilizados para a realização do pagamento de aposentadorias.

Muita gente não acreditou que isso daria certo, acreditando que as pessoas de idade mais avançada não iriam se acostumar com o equipamento.

Os bancos se adaptaram e hoje todos os aposentados que não possuem conta bancária, recebem o seu dinheiro em caixas eletrônicos espalhados pelo país.

O mundo continuará com dinheiro, no entanto, ele não irá necessitar estar fisicamente em sua carteira, passando a ser um número creditado em sua conta, que será utilizado para todas as operações financeiras a partir do seu smartphone.

A área de logística e o pagamento digital

A área de logística seguirá o caminho do avanço tecnológico e tanto os serviços de Delivery, como o pagamento de fretes, especialmente no e-commerce, deverão ocorrer no ato da entrega da mercadoria através de uma plataforma digital.

Esse tipo de operação traz muitas vantagens, das quais podemos destacar:

  • agilidade no controle das cobranças,
  • diminuição dos custos e do tempo para lidar com o dinheiro,
  • contabilização automática da operação,
  • maior segurança e diminuição de fraudes e roubos.

O mundo e as pessoas se modificam e as novidades são apresentadas de uma forma tão intensa que não conseguimos acompanhar a evolução tecnológica dos novos tempos.

Devemos lembrar que na história da humanidade, houve um tempo em que as pedras preciosas e mercadorias foram substituídas pelo dinheiro com o objetivo de facilitar as trocas comerciais.

Agora vivemos um novo momento, onde as moedas deixam de existir e o que passa a valer é o crédito que você tem registrado em algum dispositivo e que determinará o que você pode ou não comprar, dependendo do seu saldo.

Não existirão cédulas, cartões ou papéis, tudo estará no seu celular e a partir daí, suas operações financeiras serão realizadas. É incrível, mas, verdadeiro.

Agora que você já sabe mais sobre a revolução do pagamento digital, não deixe de conferir o que são pick up points e por que crescem em todo o Brasil?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *