* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Como otimizar cargas e reduzir desperdícios?

Como otimizar cargas e reduzir desperdícios?

Seja qual for a empresa, aprimorar os processos logísticos tornou-se essencial para conseguir sucesso operacional e financeiro, o que envolve também reduzir desperdícios.

Principalmente dentro de empresas menores ou que estão começando agora a terem um olhar mais estratégico para a logística, a redução de custos e desperdícios pode até parecer algo longe de ser alcançado, mas a verdade é que essa realidade pode ser diferente.

A otimização dos fluxos de trabalho, desde o recebimento de materiais até a entrega do produto final, pode resultar em ganhos significativos em termos de produtividade, redução de desperdícios no modo geral, custos e satisfação do cliente. 

Ao identificar e eliminar ineficiências, como estoques desnecessários, tempos de espera excessivos, uso exacerbado de recursos naturais e até mesmo das matérias-primas e movimentações sem roteirização são alguns passos para começar a ter mais sucesso.

De fato, não é de um dia para o outro que o estoque de uma marca irá se tornar totalmente controlado e atualizado, mas com algumas atitudes pode ser possível mudar a realidade da logística da empresa de forma eficaz e linear.

Quando o assunto é sustentabilidade, ações de apoio à natureza e controle do uso de recursos naturais, como energia elétrica e água, algumas pessoas logo pensam em burocracia e diminuição da produtividade.

Entenda, neste post, como a sua marca pode otimizar cargas e assim conseguir diminuir os desperdícios. Boa leitura.

Como reduzir desperdícios através da otimização de cargas?

Veja a seguir alguns caminhos com alta taxa de sucesso para reduzir o uso indiscriminado dos recursos da empresa e assim obter melhoria nos custos e na sustentabilidade de forma geral.

Automatize seus processos

Quanto mais automatizados e digitais forem os processos da sua empresa, melhor. Começando pela emissão de notas fiscais digitalmente, bem como a assinatura digital de documentos, o que economiza tinta e principalmente papel.

A automatização também ajuda na redução de erros operacionais humanos, que por sua vez precisam de refação, o que acaba sendo um desperdício de tempo útil de trabalho, além do fato que esses erros podem colocar a operação em risco de atrasos variados.

Por último, tecnologias inteligentes podem ajudar na captação de informações, estudo de melhores decisões a serem tomadas e a facilidade de ajudar em melhorar processos variados.

Rastreie sua frota

Um dos principais pontos que ajudam a reduzir desperdícios em uma empresa é a roteirização adequada, geralmente feita por softwares integrados aos pedidos feitos, como no caso de e-commerces.

A roteirização reduz desperdícios de diferentes formas, sendo a principal o combustível, já que ao traçar os melhores caminhos evita trajetos longos e com trânsito, bem como a ida e volta sempre, sem necessidade.

Outro fator é o de tempo: entregas atrasadas podem fazer com que os clientes cancelem a compra, trazendo uma série de prejuízos.

Conte com a CARGOBR!

Essa dica não poderia faltar, já que a CARGOBR é referência em transportes de cargas ao redor do país todo, com inteligência, rapidez e respeito ao meio ambiente.

A melhor forma de reduzir o desperdício é contar com quem entende do assunto e pode ajudar nos mais variados processos.

Entre em nosso site e faça a sua cotação em segundos, sem qualquer dor de cabeça ou burocracia. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *