* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
4 dicas para organizar o setor logístico

4 dicas para organizar o setor logístico

O setor logístico necessita de organização para que possa operar atendendo as necessidades e expectativas de seus usuários.

A entrega pontual e de qualidade deixou de ser um diferencial de mercado, para se transformar em uma obrigação junto ao cliente.

O armazenamento e movimentação de mercadorias são fundamentais e precisam atender de forma precisa o chão de fábrica e as lojas. Os erros logísticos comprometem toda a operação e refletem diretamente nos resultados da empresa.

Com tantas tarefas, conceitos e detalhes, como manter a organização deste importante departamento?

Nesse post vamos apresentar 4 dicas importantes de como organizar o setor logístico em sua empresa. Continue lendo e confira!

Como organizar o setor logístico?

Uma empresa que não se organiza, não consegue se manter e muito menos crescer em um mercado competitivo, como o que vivemos atualmente.

Dentre suas inúmeras atividades da área de logística, podemos destacar:

  • recebimento de mercadorias,
  • movimentação,
  • armazenagem e endereçamento,
  • separação,
  • expedição dos produtos para os clientes externos ou internos.

Todos esses processos necessitam de organização para que funcionem adequadamente e atendam às diversas necessidades da empresa. A seguir iremos apresentar 4 dicas para facilitar esta tarefa:

Mapeamento dos processos logísticos

Mapeie todos os processos logísticos e apresente aos colaboradores as práticas que devem ser adotadas em cada situação.

Normas e métodos precisam ser implementados para que se tenha o controle absoluto dos processos realizados, com informações que permitam uma análise do que foi feito e contribua para a tomada de decisão dos gestores.

Antecipação das informações sobre recebimento, estoques e expedição de mercadorias

Antecipe as informações para que os setores possam desenvolver suas tarefas sem surpresas. 

A área de recebimento de mercadorias, precisa saber o que foi comprado, as condições negociadas, para poder conferir se os documentos e produtos estão de acordo com o pedido de compra.

Priorize os espaços adequados para o armazenamento das mercadorias, facilitando a sua movimentação e realize inventários do estoque periodicamente.

Utilize ferramentas adequadas para a separação e a expedição, onde seja possível conferir os produtos a serem despachados com as solicitações realizadas, sejam elas com relação à alimentação da área produtiva, abastecimento das lojas ou transporte para os clientes.

Transporte e monitoramento de entrega

Busque pelas melhores opções em termos de transporte, onde sejam garantidas que as entregas ocorram nos prazos previstos, com qualidade e segurança.

Exija dos fornecedores de transporte a possibilidade de rastreamento e monitoramento dos pedidos para, em casos de atrasos, antecipar soluções evitando prejuízos e desgastes junto aos clientes.

Use a tecnologia como ferramenta de apoio a organização

Contrate sistemas que possam fazer a gestão de todos os processos envolvidos na área e utilize equipamentos automatizados que facilitem as tarefas operacionais nos diversos ambientes do setor logístico.

A informação disponível em tempo real é a melhor ferramenta para localizar e evitar problemas, corrigir erros e garantir a satisfação dos clientes.

A integração dos diversos setores da logística é fundamental para uma operação organizada e que promova bons resultados.

Além de todas essas ações é importante contar com empresas parceiras que possam contribuir para o sucesso da operação.

Uma das formas de obter êxito no transporte e monitoramento de pedidos é contar com a plataforma CARGOBR, uma solução online que possibilita a busca e contratação das melhores transportadoras do Brasil para a realização das entregas.

Com fretes abaixo dos valores cobrados pelo mercado, é possível encontrar centenas de transportadoras e fazer cotações a partir de uma única ação através da plataforma.

Organizar é preciso e buscar alternativas no setor logístico é uma obrigação. Acesse nosso site e faça agora o teste. É gratuito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *