* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Como organizar o orçamento empresarial?

Como organizar o orçamento empresarial?

Organizar o orçamento empresarial vai muito além de fazer contas e montar planilhas. Envolve o acompanhamento de perto do financeiro da sua organização.

Seja qual for o tamanho da empresa, a rotina dos gestores na maioria dos casos é marcada por uma agenda lotada de afazeres, preocupações e obrigações, que podem tornar o planejamento orçamentário de lado, o que não é uma boa escolha.

Mesmo empresas que já estão consolidadas no mercado e com uma longa história de sucesso podem ser prejudicadas com a falta de planejamento financeiro, o que pode diminuir o lucro, aumentar os preços dos produtos e causar prejuízos grandes.

Principalmente para empresas que trabalham com a fabricação, transporte e até mesmo a revenda de produtos, não ter controle do orçamento pode ser desastroso, já que o dinheiro perdido poderia ser usado para outros fins, como investimento na tecnologia.

No entanto, mesmo que a sua gestão nunca tenha pensado no orçamento empresarial como prioridade, existem possibilidades de reverter esse quadro e tornar esse setor um verdadeiro case de sucesso para a sua empresa e o financeiro dela.

Quer saber como fazer um orçamento empresarial de respeito? Continue a leitura e veja alguns passos de como criar um de acordo com as características da sua empresa.

Dicas para organizar o orçamento empresarial

Quanto mais tecnologia temos acesso, consequentemente maior a quantidade de informações, dados e afazeres, o que pode tornar o financeiro da sua empresa um caos, se você não colocá-lo como prioridade.

Veja a seguir algumas dicas para tornar o orçamento empresarial uma preocupação a menos, de forma que ele ficará mais estruturado e ideal para atender as necessidades de setores como compras, marketing, logística, recursos humanos e administração.

Faça um diagnóstico

Antes de tomar qualquer decisão em relação ao orçamento empresarial, é preciso entender o que está acontecendo em tempo real e quais os pilares que mais precisam de assistência.

Ao fazer um diagnóstico, você consegue ter uma visão estratégia de todos os custos, lucro, vendas, dentre outros números importantes.

Com esse compilado de dados você poderá entender exatamente o que está acontecendo e assim trazer insights para poder resolver problemas e otimizar processos que estão com algum tipo de inconsistência.

Liste os custos fixos e variáveis

Os custos fixos e variáveis são fundamentais e precisam ser acompanhados em tempo real para não colocar em risco o caixa da sua empresa.

Custos fixos são aqueles que não mudam de acordo com as vendas e a época do ano, como o salário dos colaboradores e o custo do aluguel do galpão, por exemplo.

Já os variáveis são aqueles que estão sujeitos a mudanças e que podem ser influenciados com o uso e até mesmo a inflação, como, por exemplo, os impostos pagos nas vendas, o preço de insumos e até mesmo de itens como combustível e contas a pagar.

Defina os objetivos

Com a criação desse orçamento, quais são os seus objetivos? É preciso definir o que você deseja com essa otimização e criar metas atingíveis e que possam agregar na saúde financeira da empresa.

Sendo assim, pense nas despesas atuais, na sua margem de lucro e em outros pontos que podem fazer toda a diferença, como troca de fornecedor, investimento em reciclagem de resíduos e até mesmo combate ao desperdício.

Faça uma projeção

Com todos os outros passos realizados, é hora de ter aquele olhar sobre tudo isso e criar projeções sobre os processos, gastos, investimentos e demais itens que compõem o orçamento.

Aqui, é hora de pensar em planos, estratégias e até mesmo mudanças na gestão e nas ferramentas usadas. Trocar planilhas manuais por softwares financeiros e 100% automatizados pode ser um exemplo.

Acompanhe a aplicação

Após colocar em prática o que foi projetado na etapa anterior, é hora de analisar de perto o andamento da aplicação.

Mesmo que planejadas, nem sempre as mudanças apresentam os resultados desejados para o perfil da sua empresa, de forma que algumas melhorias podem ser feitas ao longo do tempo.

O importante é não desistir e saber contornar os desafios assim que surgem.

E aí, pronto para fazer um orçamento empresarial nota 10? Aproveite para se aprofundar ainda mais nesse assunto e leia também sobre como atingir a meta de vendas da sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *