* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Como fazer um orçamento anual de logística?

Como fazer um orçamento anual de logística?

O orçamento anual de logística é imprescindível para as empresas que trabalham tendo por base um planejamento estratégico.

Analisar e desenvolver um plano de investimentos e manutenção da logística para o próximo ano facilita e ordena as ações a serem tomadas.

Segundo a ILOS, uma consultoria especializada em logística e supply chain, os custos com essa área no Brasil correspondem a 12,2% do PIB, enquanto nos Estados Unidos o percentual é de 7,8%.

Isso significa que a participação da movimentação, armazenamento e transporte de mercadorias tem uma alta representatividade nos custos operacionais das empresas, portanto, precisa ser avaliado e acompanhado a todo momento.

Neste post mostramos como fazer um orçamento anual de logística. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

O que é o orçamento anual de logística?

O orçamento anual de logística é um estudo que tem por objetivo o desenvolvimento de um documento apresentando os valores a serem investidos nessa área visando:

  • manutenção,
  • aprimoramento,
  • renovação.

Em resumo é uma projeção dos gastos que precisam ser realizados para que o setor de logística atenda com qualidade as necessidades da empresa.

Quando fazer o orçamento anual de logística?

O orçamento anual de logística deve ser realizado no último trimestre do ano, visando buscar números que apresentem os investimentos e gastos com a área para o próximo exercício.

Tendo por base os números realizados no ano corrente, o gestor consegue planejar as ações a serem desenvolvidas a partir do primeiro dia do período seguinte.

No entanto, para o seu desenvolvimento é preciso informações que apresentem os planos da organização que refletem diretamente no orçamento logístico, como, por exemplo:

  • abertura de uma filial,
  • aumento da região geográfica atendida,
  • projeção de crescimento.

Como realizar o orçamento anual?

Com as informações a respeito das pretensões da empresa para o próximo ano, o orçamento anual de logística deve prever os gastos e investimentos realizados nos seguintes setores:

Recursos humanos

Aqui entra a previsão das despesas com folha de pagamento, treinamento e capacitação de pessoal previstos para o próximo exercício.

Estoque e armazenamento

Levante os custos com aluguel de galpões, depósitos e estoque armazenado nos diversos sites da empresa, bem como as despesas operacionais de cada ambiente.

Embalagens

Nesse item é verificado as necessidades de embalagens para o armazenamento, transporte e produtos, visando a economia de espaços, agilidade nas operações e satisfação dos clientes.

Tributos logísticos

Avalie quais são os impostos e taxas previstas com relação à movimentação e transporte para o próximo exercício é outra informação fundamental para o orçamento anual de logística.

Tecnologia 

Liste quais os investimentos que devem ser providenciados envolvendo a automação dos processos tais como:

  • sistemas de gestão logística,
  • equipamentos de apoio a movimentação de mercadorias,
  • automação dos depósitos.

Transportes e fretes

Por último, precisa-se levantar os investimentos a serem realizados com relação à frota, tais como:

A partir desses levantamentos o gestor de logística consegue apresentar à diretoria um orçamento bastante aproximado da realidade a ser executada no próximo ano.

Um dos objetivos é buscar a redução desses valores, sem causar prejuízos a qualidade e agilidade dos processos.

Como se observa, são muitos os fatores envolvidos no orçamento anual de logística, mas, que precisam ser previstos visando alcançar melhores resultados para a organização.

Sem essas informações, não há como melhorar, pois, trabalhar sem dados é “caminhar no escuro” e sem ideia do que pode acontecer nos próximos passos.

Para otimizar o orçamento anual de logística da sua empresa considere a contratação das melhores transportadoras do país, serviço que pode ser realizado através da plataforma CARGOBR, onde a qualidade dos serviços de transporte está associada a fretes reduzidos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *