* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Como aproveitar novas oportunidades de negócios?

Como aproveitar novas oportunidades de negócios?

Nunca foi tão importante estar atento a novas oportunidades de negócios como nos tempos atuais.

O empreendedorismo consiste em localizar situações que possibilitem a implementação de atividades, visando a obtenção de lucro.

É verdade que elas estão por todas as partes, no entanto, tentar “abraçar o mundo” não é o melhor caminho para quem deseja obter sucesso em sua empreitada, portanto, vale uma avaliação adequada a respeito das diferentes possibilidades.

Isso não significa desprezar as ideias ou abandoná-las, porém, estudá-las com dedicação e priorizar aquelas que possibilitem o alcance dos objetivos no menor tempo possível, apresentando resultados que colaboram com o sucesso de sua empresa.

Neste post, apresentaremos a importância de estar atento a novas oportunidades de negócios e aproveitar aquelas que possam efetivamente trazer bons resultados a sua empresa. Continue lendo e saiba mais a esse respeito!

O que é uma oportunidade de negócio?

Oportunidade de negócio é uma situação que se apresenta, ou seja, uma circunstância onde possa existir, a partir de uma ação, boas chances de se obter lucro.

A partir dessa observação é necessário todo um estudo de viabilidade para que se possa avaliar todas as variáveis existentes e, se for o caso, realizar o investimento que poderá transformar um sonho em realidade.

É importante compreender que todo negócio de sucesso precisa de um tempo de maturação e de investimentos para que possam trazer os resultados desejados.

Segundo um dos maiores empreendedores do mundo, Steve Jobs:

Se você olhar de perto, a maioria dos sucessos que aconteceram da noite para o dia levaram muito tempo”.

Portanto, vale a pena investir o tempo em seu empreendimento, desde o estudo inicial a respeito da potencialidade da oportunidade que se apresenta até os detalhes a respeito de como será o dia a dia da operação.

Como identificar novas oportunidades de negócio?

Normalmente, as novas oportunidades de negócios se relacionam com aquele que você já possui.

A partir do cotidiano das operações e das próprias experiências, percebe-se que existem algumas lacunas de mercado que precisam ser preenchidas.

Outro fator importante relaciona-se com a tecnologia e as novas possibilidades existentes de vender ou oferecer serviços de forma diferenciada das usuais.

Grandes magazines, quando foram fundadas, jamais imaginaram que um dia a maioria das suas vendas se daria através de computadores e aparelhos celulares e não mais através de suas diversas lojas espalhadas pelo país.

Isso significa que o empreendedor precisa estar sempre atento à realidade e as situações que se apresentam no dia a dia das operações.

Como aproveitar novas oportunidades?

A partir do momento em que se observa as novas oportunidades baseadas em demandas geradas pelo público ou situações que simplificam ou atendem necessidades não correspondidas pelos atuais fornecedores, vale a pena um esforço para um estudo a respeito.

Diante dessa situação, será necessário:

  • questionar essa oportunidade junto ao público que possa ter interesse nas soluções a serem ofertadas,
  • avaliar a concorrência,
  • calcular os investimentos necessários,
  • obter o ROI (retorno sobre investimento),
  • desenvolver um planejamento estratégico,
  • contratar uma equipe de qualidade,
  • buscar parceiros de negócios que venham a somar no processo,
  • criar diferenciais que possam ser valorizados pelo mercado.

Com toda a operação desenhada e planejada, é hora de iniciar a caminhada e estar pronto para os possíveis ajustes que fazem parte da trajetória de qualquer empreendimento.

Como se observa, todas as novas oportunidades devem ser avaliadas e estudadas a ponto de obter-se informações confiáveis que apresentam a viabilidade ou não da implantação de um projeto.

Diversificar a operação é uma maneira inteligente de crescer e estruturar-se, portanto, vale a pena estar atento e aproveitar as muitas possibilidades que o mercado oferece.

Agora que você conhece mais sobre esse assunto, assine nossa newsletter e receba outros posts com temas parecidos que contribuem para o sucesso dos seus empreendimentos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *