* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Qual a melhor operação logística no e-commerce: própria ou terceirizada?

Qual a melhor operação logística no e-commerce: própria ou terceirizada?

A operação logística no e-commerce exige dinâmica, rapidez e capacidade no atendimento da demanda gerada.

Cada vez mais o mercado busca as lojas virtuais como canal de compras, principalmente, com a pandemia do Coronavírus, que modificou completamente a maneira de viver da sociedade.

O isolamento social fez com que milhões de pessoas busquem satisfazer suas necessidades realizando compras virtuais e através do televendas.

O fato é que a logística sentiu fortemente o impacto dessa mudança, pois esses consumidores passaram a optar por receber seus pedidos em casa, diminuindo consideravelmente suas visitas às lojas físicas.

Neste post apresentamos considerações para a operação logística no e-commerce! Deve-se optar por uma solução própria ou terceirizada? Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

A operação logística no e-commerce

A operação logística no e-commerce é fundamental para se alcançar os resultados desejados e viabilizar o empreendimento.

A loja virtual possui o reconhecimento do mercado, apresentando os seguintes pontos fortes visualizados pelos consumidores:

  • realização das compras sem sair de casa,
  • facilidades para encontrar o que se deseja,
  • ampliação das opções de compra,
  • recebimento da mercadoria em casa.

Diante disso, um negócio que queira se sobressair e conquistar seu espaço precisa oferecer produtos de qualidade, bons preços e, especialmente, capacidade de atendimento aos pedidos e entregas pontuais.

Nesse caso, a operação logística faz toda a diferença e é fundamental para a satisfação dos clientes.

Terceirizar ou criar uma estrutura própria de logística?

Para definir a terceirização ou criação da estrutura própria, é preciso considerar aspectos particulares do negócio e os objetivos do empreendimento.

Portanto, é importante conhecer as diferenças existentes nos dois modelos:

Logística terceirizada

A logística terceirizada envolve alguns modelos, no entanto, para uma avaliação, vale conhecer duas hipóteses:

Terceirização de todo o processo logístico

Nesse cenário, a operação logística no e-commerce é completamente transferida para uma empresa especializada no assunto, que oferece local para armazenamento e desenvolve todas as tarefas envolvendo o recebimento, armazenamento, movimentação e expedição dos produtos.

Terceirização da equipe funcional

A companhia contratada apresenta e organiza os métodos a serem desenvolvidos na área logística, oferecendo também os colaboradores para o desenvolvimento das tarefas, no entanto, utiliza a estrutura física do próprio empreendimento para o armazenamento das mercadorias.

Logística própria

Na logística própria, o e-commerce administra e é o responsável por todas as atividades dessa área na operação, portanto, a equipe de colaboradores, metodologia de trabalho, controles e desenvolvimento de todos os processos é do próprio empreendimento.

Qual a melhor opção?

Supondo que a sua loja virtual atende somente o mercado local, uma logística própria pode ser uma boa opção, pois, na maioria casos, a expectativa do cliente é receber o produto momentos depois da realização do pedido.

Para isso, você precisará ter veículos à disposição e equipe de entrega, além, é claro, de toda a estrutura logística que envolva:

  • recepção de mercadorias,
  • armazenamento,
  • movimentação de materiais,
  • separação de pedidos,
  • transporte para a realização das entregas.

Nos casos em que o seu negócio opere em outras cidades, pode ser interessante terceirizar os serviços de transporte, para que, preferencialmente, sua empresa possa contar com diversas opções.

A terceirização completa da operação logística no e-commerce exigirá um investimento de porte, pois, ainda que a empresa responsável tenha que atender às expectativas do seu negócio, essa é uma realidade de sucesso em muitos empreendimentos por todo o mundo.

Uma maneira de trabalhar com segurança, principalmente se o seu empreendimento ainda está em fase de crescimento, é organizar o processo logístico internamente e terceirizar as entregas.

Para isso, a melhor opção é contar com serviços que envolvem tecnologia e logística, como uma plataforma de frete, na qual são encontradas as melhores transportadoras do país, garantindo qualidade e agilidade nos processos.

Para conhecer mais a respeito, contate a plataforma CARGOBR e conheça a estrutura e os serviços de transporte para atender à operação logística no e-commerce da sua organização!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *