* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Como reduzir custos na operação do e-commerce

Como reduzir custos na operação do e-commerce

Como qualquer outro empreendimento, a operação do e-commerce também busca constantemente maneiras de reduzir custos e aumentar os resultados do negócio.

A grande vantagem que as lojas virtuais têm sobre outros empreendimentos é a possibilidade de realizar avaliações mais rápidas e assertivas, através de métricas que apresentam resultados de forma clara, confiável e com pouco esforço.

Isso acontece porque o uso de ferramentas adequadas, que automatizam parte da operação, possibilita essas análises de uma forma muito mais facilitada do que as informações obtidas pelos modelos tradicionais.

Com base nesses números e indicadores, a redução dos custos pode ser realizada sem prejudicar a qualidade dos serviços prestados e sem riscos na queda de resultados, é possível ainda utilizar essas ferramentas para verificar se as mudanças não afetaram as vendas.

Ficou interessado nesse assunto? Continue lendo nosso artigo,  vamos apresentar dicas para reduzir custos na operação do e-commerce.

A importância do planejamento de custos para a operação do e-commerce

Trabalhar sem saber o que está acontecendo é um sério problema para qualquer negócio. 

É fundamental que sua empresa possua um bom fluxo de caixa para o controle das finanças e um planejamento de custos.

Você sabe, exatamente, quais são os custos do seu e-commerce e qual a representatividade de cada conta diante dos resultados da empresa?

Mapear isso é a primeira ação a ser realizada para compreender quais são as despesas da sua empresa e onde é utilizado o dinheiro recebido.

Tendo por base essas informações é necessária uma avaliação criteriosa sobre cada conta e centro de custo.

Em regra geral, os pontos que possuem maior impacto nas contas são:

Recursos humanos

Sua empresa possui uma equipe com o tamanho adequado para o negócio? 

As atividades precisam estar bem divididas entre os colaboradores e cada um deve ter suas tarefas bem definidas para trazer resultados para a empresa.

Antes de contratar um novo profissional, avalie se internamente não existe ninguém pronto para assumir responsabilidades maiores.

Ofereça oportunidades internas, no entanto, lembre-se que o crescimento profissional ocorre de forma gradativa, portanto, cuidado para não “queimar” um bom colaborador em uma atividade na qual ele não tenha aptidões ou vontade de fazer.

Fornecedores e produtos

Esteja sempre atento a novos fornecedores e novas oportunidade e não feche as portas para ninguém.

Avalie, pesquise e faça pequenos testes, pois, às vezes, diferenciais mínimos nos produtos oferecidos fazem toda a diferença para o público consumidor.

Avalie com critério os produtos que está vendendo e busque melhorar as compras, conseguindo melhores descontos e condições que possam atender o seu planejamento de custos.

Logística e fretes

Um dos maiores problemas na operação do e-commerce está nos valores de frete que, muitas vezes, inviabilizam as vendas.

Busque alternativas para diminuir esses valores, contando com qualidade, agilidade e possibilidades de monitoramento de cada pedido. 

É possível, sim, diminuir fretes e garantir a satisfação dos clientes. Isso pode ser feito a partir do uso de plataformas intermediadoras, como a CARGOBR, que reúnem centenas de transportadoras de qualidade, dispostas a disputar o mercado de cargas do Brasil.

Na nossa plataforma, por exemplo, você consegue cotar e contratar transportes para qualquer lugar do país, fazendo apenas uma operação de consulta.

Coloque em ação as ideias!

A partir de um bom planejamento de custos para a operação do e-commerce e de ações que possam baixar suas contas, você observará o aumento dos resultados, o que proporcionará ao seu negócio um crescimento escalável e novos investimentos.

Portanto, analise com critério os itens apontados nesse artigo e faça teste e avaliações a respeito.

Quando estiver avaliando a área de logística, acesse a plataforma da CARGOBR e faça um teste. Você descobrirá que, sem perder a qualidade, os custos de frete da operação do e-commerce podem reduzir significativamente e colaborar nos resultados do seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *