* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
pick up points

O que são pick up points e por que crescem em todo o Brasil?

Os pick up points começam a ganhar relevância sendo cada vez mais utilizado no mercado brasileiro.

Essa tendência que já faz muito sucesso na Europa, Estados Unidos e Austrália, começa a ganhar fãs no Brasil e se torna uma ferramenta importante da logística, diminuindo custos de transporte e garantindo a qualidade dos serviços.

Muitas pessoas que fazem compras online ou por telefone acabam tendo problemas para receber a mercadoria solicitada.

Como muitos trabalham e suas casas ficam fechadas o dia inteiro, acabam optando pelo endereço da empresa como opção de entrega, o que nem sempre é confortável e acaba comprometendo a privacidade do comprador.

Isso foi resolvido em muitos países através dos pick up points, que além de facilitar o recebimento das mercadorias, acabam diminuindo os custos sem comprometer a qualidade dos serviços logísticos. Continue lendo nosso post e saiba mais a respeito!

O que são pick up points?

As palavras inglesas pick up points, traduzidas, significam pontos de captação.

Bastante utilizado pelas grandes lojas, que investiram e estão trabalhando fortemente o e-commerce, os pick up points permitem que o cliente busque a sua mercadoria em algum estabelecimento da rede próximo da sua casa.

O consumidor compra pela internet e em determinada data se dirige a loja física para buscar a sua mercadoria.

Essa possibilidade reduz consideravelmente os valores de transporte, uma vez que as mercadorias são remetidas aos locais que costumeiramente são feitas as reposições, sem a necessidade de entrega na residência ou local de trabalho do comprador.

E o que é mais importante, os clientes estão aderindo e gostando desse formato de logística, por ser mais barato, ágil e garantido.

Alternativas para lojas virtuais

As lojas virtuais que não possuem estabelecimentos físicos, tem como alternativa o fechamento de parcerias com outros negócios que mediante um comissionamento podem receber e fazer a entrega das mercadorias.

Esse modelo, já utilizado ao redor do mundo, começa também a ser formatado no Brasil.

Acordos com redes de lojas físicas são oportunidades que agradam a todos:

  • a loja virtual diminui seus custos com transporte,
  • o cliente fica satisfeito em poder facilmente buscar a sua mercadoria,
  • o empreendimento que recebe o produto tem um maior público circulando em suas lojas e é remunerado por fazer a entrega.

Facilidades para a logística reversa

Outro ponto que facilita e diminui significativamente os custos está na logística reversa, onde o cliente devolve a mercadoria ao fornecedor, entregando-a nos pick up points, que por sua vez, realizam o encaminhamento de retorno.

Com essa atitude, os custos de logística reversa também caem, beneficiando e facilitando o processo de troca.

Observam-se grandes vantagens para todos os envolvidos com a utilização dos pick up points.

As próprias transportadoras percebem os benefícios, pois, não precisam fazer entregas individualizadas, diminuindo os custos e os riscos, o que acaba aumentando as margens de lucro da operação.

E-commerces e parceiros para pontos de captação precisam apenas se alinhar ao estabelecerem os acordos, para que todos os lados envolvidos sejam beneficiados.

Agora que você já sabe quais são as vantagens dos pick up points, continue conosco e confira os cuidados com a logística reversa no e-commerce.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *