* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
O que é uma receita recorrente e como gerenciá-la?

O que é uma receita recorrente e como gerenciá-la?

O método de vendas que tem como foco a receita recorrente está cada dia mais presente no Brasil, já que é uma forma de obter lucro mais de uma vez com o mesmo cliente.

Engana-se quem pensa que é mais rentável prospectar clientes do que fidelizar os existentes, conseguindo que uma mesma pessoa compra todo mês ou assine um serviço por assinatura, por exemplo.

Por falar nisso, serviços que possuem mensalidade estão em alta, justamente por trazerem uma segurança extra para os gestores, que podem realizar projeções e em vez de focar sempre em conseguir novos clientes, podem pensar no crescimento da empresa.

Grandes redes de academias, por exemplo, começaram assim, onde a receita recorrente foi uma das principais maneiras de conseguir reter mais lucro e assim conseguir investir em melhorias, crescimento e até mesmo aumento das ofertas de serviços.

No entanto, como você deve estar pensando agora, não se trata de algo tão simples de ser conseguido, já que para um cliente fazer uma assinatura de serviços ou assinar um contrato de determinada duração, é preciso confiança, dentre outros fatores.

Pensando em ajudar você a entender mais sobre a receita recorrente, como funciona esse método de vendas e como colocá-lo em prática, criamos este post. Continue a leitura e veja como esse setor está em alta por diferentes motivos.

O que é uma receita recorrente?

O método de venda com foco na receita recorrente provavelmente deve fazer parte da sua vida, mas nem todas as pessoas o conhecem por esse nome.

A venda recorrente nada mais é que serviços de assinatura, como, por exemplo, academias, escolas, provedores de internet, serviços de streaming de músicas e muitos outros que podemos encontrar tanto no digital quanto em lojas físicas.

Ao passo que antigamente o foco da grande maioria das empresas era de vender o maior número de produtos para clientes novos, atualmente esse comportamento está mudando, mesmo que de forma tímida no Brasil.

Diversos estudos, como o do Reclame Aqui, indicam que manter um cliente ativo é de cinco a sete vezes mais barato do que conquistar um novo.

Além da receita recorrente ser uma forma de manter os clientes sempre presentes e comprando, também é uma forma de ter uma previsão do lucro dos próximos meses, além de ter diversos pontos de segurança em caso de quebra de contrato, por exemplo.

Como a receita recorrente funciona?

A receita recorrente geralmente funciona com a formação de um contrato de determinado tempo, onde o usuário paga, geralmente por mês, uma determinada quantia para ter direito a serviços, como aparelhos de academia, filmes e acesso à internet.

Esse modelo de vendas pode ter diferentes tipos de planos, de acordo com as necessidades do cliente, onde é possível oferecer descontos em caso de indicação ou da contratação de planos maiores.

Esse tipo de venda precisa ser focado na qualidade e transparência, para que os usuários confiem de pagar todo mês por aquele serviço e ter em troca uma experiência acima da média.

Como gerenciá-la?

Para criar e manter um serviço de receita recorrente, é preciso ter em mente alguns pontos como o perfil do seu cliente, o que ele espera da sua empresa, qual preço pagaria e como superar as expectativas.

Ao passo que a receita recorrente pode ser uma grande aliada da sua empresa, principalmente no faturamento, também pode ter um efeito contrário, caso os serviços não correspondam com o esperado, causando inúmeras desistências dos clientes.

E aí, pronto para investir nesse modelo de trabalho? Aproveite para ficar por aqui um pouco mais de tempo e leia também sobre como organizar o orçamento da empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *