* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
O que é PEF e por que utilizá-lo?

O que é PEF e por que utilizá-lo?

De fato, no mundo da logística existem diversos termos que até mesmo para os transportadores pode ser difícil lembrar, um deles é o PEF.

Muito mais que uma simples sigla, essas três letras significam um grande passo para realizar pagamentos e tornar os fretes mais seguros, tanto para os transportadores quanto para o cliente final e quem solicitou o frete.

Inclusive, se você não sabe o que é PEF perfeitamente, pode estar correndo risco de pagar alguma multa ou outras penalidades, já que se trata de uma obrigação que deve ser seguida para transportadores autônomos e micro transportadoras.

Determinado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), é uma forma de garantir o pagamento de transportadores corretamente, principalmente para aqueles que trabalham por si só, com fretes pequenos e médios.

Como dissemos anteriormente, é fundamental entender o que é PEF e como essa obrigação pode ajudar tanto a sua empresa quanto os seus contratados. Continue por aqui e fique por dentro do que é, como usar e se existe diferença com o CIOT.

O que é PEF?

PEF significa Pagamento Eletrônico de Frete e foi criado para substituir a antiga Carta-Frete, que inclusive tem a emissão proibida desde 2010, já que servia como um vale a ser retirado pelo caminhoneiro onde era possível trocar por alimentos, combustível e mais.

No entanto, além de diminuir os ganhos reais do transportador, facilitava o superfaturamento de produtos e combustível por postos corruptos, além de facilitar a sonegação de impostos em diversos locais do Brasil.

Outros grandes problemas relacionados a Carta-Frete eram a maior facilidade de realizar práticas abusivas de trabalho contra os caminhoneiros e golpes contra as transportadoras, que muitas vezes perdiam recursos, mercadorias e o pagamento em si.

Por essas e outras questões, a ANTT realizou diversas análises e encontrou uma forma de resolver esses problemas, além de garantir o pagamento dos transportadores de forma rápida, segura e eletrônica.

O PEF veio como uma forma de regularizar os pagamentos para transportadores e micro transportadoras, de um jeito que é a única forma permitida de pagamento e inclusive obrigatória para esses trabalhadores, que devem receber crédito em conta com nome do titular.

Inclusive, se você quiser realizar o pagamento por fora ou seguindo métodos antigos, poderá ter que prestar contas à ANTT e pagar multas que podem chegar a 10 mil reais, além de outras penalidades, em caso de reincidência.

Como utilizá-lo?

Para realizar o PEF para os seus contratantes, é necessário fazer uma parceria com uma das Instituições de Pagamento Eletrônico de Frete (IPEFs) que estão cadastradas pela ANTT.

Essas empresas funcionam como um grande banco, criando uma conta-corrente específica para os caminhoneiros receberem os seus honorários por meio de um cartão que é entregue a eles.

Para começar a pagar pelo PEF, é necessário realizar o cadastro da operação de transporte pelo site da empresa escolhida, que deve conter uma lista de itens, como o CNPJ da empresa, endereço da contratante, tipo de carga, valores delas, placas dos veículos e mais.

Com o cadastro realizado e aprovado, você poderá realizar esse tipo de pagamento, colaborando para uma logística mais justa e inovadora, seguindo as tendências do digital.

Qual é a diferença entre PEF e CIOT?

Após entender o que é PEF, muitas pessoas se questionam se esse tipo de pagamento é igual ao CIOT, mas na verdade eles são diferentes.

O CIOT é na verdade o Código Identificador da Operação de Transporte, que é emitido sempre que um PEF é realizado, ou seja, ao fazer um pagamento eletrônico ao transportador ele recebe um CIOT confirmando a operação.

E aí, que tal aprender agora como começar a vender em um marketplace? Continue em nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *