Criar um negócio escalável é o desejo de todo empreendedor.
Encontrar a fórmula correta para transformar o seu pequeno negócio em uma empresa de sucesso é um sonho.
A concorrência é grande, as exigências fiscais não param e as dificuldades são muitas para manter o negócio, quem dirá então, transformá-lo em escalável.
No entanto, essa possibilidade existe e diferente do que muitos pensam, o melhor caminho é otimizar os recursos já existentes e já fazem parte do custo operacional da empresa.
Nesse post vamos mostrar o que é um negócio escalável e como criar o seu.
O que é um negócio escalável?
Um negócio escalável é aquele que permite realizar mais em produtividade, vendas e lucratividade sem demandar mais tempo e dinheiro no empreendimento.
O segredo está em utilizar os recursos existentes e otimizá-los a tal ponto, que possam contribuir para o crescimento da operação, melhorando os processos já implantados.
Isso é possível se a empresa tiver foco e trabalhar arduamente para se transformar na melhor solução do seu segmento.
Portanto, o negócio escalável já está em sua empresa, o que pode estar acontecendo é que não existe o foco para aquilo que ela produz ou realiza de melhor.
A diversificação de negócios pode ser interessante para um empreendedor, no entanto, cada um deles precisa ter foco no seu segmento e em atender as necessidades do mercado com alta qualidade.
Melhorar e focar no que sua empresa faz de melhor
Muitas empresas no objetivo de oferecer um vasto leque de opções, acabam comprometendo a qualidade de seus produtos e serviços.
Seu negócio está focado naquilo que sabe fazer de melhor?
Para saber qual é o expertise da sua empresa, avalie qual a solução oferecida que agrada e recebe elogios dos seus clientes.
Os recursos destinados a desenvolver e produzir as mais diferentes soluções para o mercado, não trariam maiores resultados se sua empresa tivesse foco apenas naquilo que faz de melhor?
A competição seria menor e a especialidade que você já possui receberia maiores investimentos em detrimento às áreas que trazem pouco retorno.
Características e necessidades do negócio escalável
Existem algumas características no negócio escalável que precisam ser conhecidas, para que você possa alcançar esse patamar.
Negócio escalável exige descentralização de gestão e comando
É preciso descentralizar a gestão e o comando para transformar a sua empresa.
Para que seu negócio cresça você precisará decidir entre cuidar daquilo que traz recursos e lucratividade para a empresa ou gerir centenas de processos internos para não perder o controle da operação.
Como é impossível fazer as duas coisas ao mesmo tempo, prepare-se para delegar diversas responsabilidades na gestão e no comando da empresa, uma vez, que você não conseguirá gerenciar todas as demandas simultaneamente.
Desenvolva estudos para o crescimento da operação
Qual o seu custo operacional atualmente?
Imagine se você aumentasse sua produção, 2, 5, 10 ou até 100 vezes, como ficaria o seu custo?
Possivelmente você irá concluir que o valor do custo unitário do seu produto cairia significativamente. Isso significa que com ajustes bem realizados em seus processos, é possível produzir e vender mais, diminuindo o valor de produção e aumentando as margens.
No entanto, não esqueça que elevar a produção não significa reduzir a qualidade dos serviços prestados, portanto, é importante fazer mais e melhor.
Identifique o público que compra e gosta da sua solução
Observe os seus melhores compradores e pergunte a si mesmo:
- quem são eles?
- por que compram meus produtos?
- como utilizam esses produtos?
A partir daí, entenda onde seu produto é bem aceito e busque no mercado potenciais compradores para sua solução.
Identificado o quanto seus produtos são importantes para determinados clientes, é hora de abordá-los e oferecer aquilo que você faz de melhor.
Isso pode facilitar o processo de venda e ajudar a encontrar clientes dispostos a pagarem por seus produtos e serviços.
Como se observa criar um negócio escalável é perfeitamente possível, no entanto, implica em mudanças, que nem sempre os empreendedores estão dispostos a fazer, o que também é uma opção que deve ser respeitada.
Agora que você já sabe o que é um negócio escalável e como criá-lo, continue conosco e conheça 4 estratégias para escalar o e-commerce!