* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
O que é negócio escalável e como criar um?

O que é negócio escalável e como criar um?

Criar um negócio escalável é o desejo de todo empreendedor. 

Encontrar a fórmula correta para transformar o seu pequeno negócio em uma empresa de sucesso é um sonho.

A concorrência é grande, as exigências fiscais não param e as dificuldades são muitas para manter o negócio, quem dirá então, transformá-lo em escalável.

No entanto, essa possibilidade existe e diferente do que muitos pensam, o melhor caminho é otimizar os recursos já existentes e já fazem parte do custo operacional da empresa.

Nesse post vamos mostrar o que é um negócio escalável e como criar o seu. 

O que é um negócio escalável?

Um negócio escalável é aquele que permite realizar mais em produtividade, vendas e lucratividade sem demandar mais tempo e dinheiro no empreendimento.

O segredo está em utilizar os recursos existentes e otimizá-los a tal ponto, que possam contribuir para o crescimento da operação, melhorando os processos já implantados.

Isso é possível se a empresa tiver foco e trabalhar arduamente para se transformar na melhor solução do seu segmento.

Portanto, o negócio escalável já está em sua empresa, o que pode estar acontecendo é que não existe o foco para aquilo que ela produz ou realiza de melhor.

A diversificação de negócios pode ser interessante para um empreendedor, no entanto, cada um deles precisa ter foco no seu segmento e em atender as necessidades do mercado com alta qualidade.

Melhorar e focar no que sua empresa faz de melhor

Muitas empresas no objetivo de oferecer um vasto leque de opções, acabam comprometendo a qualidade de seus produtos e serviços. 

Seu negócio está focado naquilo que sabe fazer de melhor?

Para saber qual é o expertise da sua empresa, avalie qual a solução oferecida que agrada e recebe elogios dos seus clientes.

Os recursos destinados a desenvolver e produzir as mais diferentes soluções para o mercado, não trariam maiores resultados se sua empresa tivesse foco apenas naquilo que faz de melhor?

A competição seria menor e a especialidade que você já possui receberia maiores investimentos em detrimento às áreas que trazem pouco retorno. 

Características e necessidades do negócio escalável

Existem algumas características no negócio escalável que precisam ser conhecidas, para que você possa alcançar esse patamar.

Negócio escalável exige descentralização de gestão e comando

É preciso descentralizar a gestão e o comando para transformar a sua empresa. 

Para que seu negócio cresça você precisará decidir entre cuidar daquilo que traz recursos e lucratividade para a empresa ou gerir centenas de processos internos para não perder o controle da operação.

Como é impossível fazer as duas coisas ao mesmo tempo, prepare-se para delegar diversas responsabilidades na gestão e no comando da empresa, uma vez, que você não conseguirá gerenciar todas as demandas simultaneamente.

Desenvolva estudos para o crescimento da operação

Qual o seu custo operacional atualmente? 

Imagine se você aumentasse sua produção, 2, 5, 10 ou até 100 vezes, como ficaria o seu custo?

Possivelmente você irá concluir que o valor do custo unitário do seu produto cairia significativamente. Isso significa que com ajustes bem realizados em seus processos, é possível produzir e vender mais, diminuindo o valor de produção e aumentando as margens.

No entanto, não esqueça que elevar a produção não significa reduzir a qualidade dos serviços prestados, portanto, é importante fazer mais e melhor.

Identifique o público que compra e gosta da sua solução

Observe os seus melhores compradores e pergunte a si mesmo:

  • quem são eles?
  • por que compram meus produtos?
  • como utilizam esses produtos?

A partir daí, entenda onde seu produto é bem aceito e busque no mercado potenciais compradores para sua solução.

Identificado o quanto seus produtos são importantes para determinados clientes, é hora de abordá-los e oferecer aquilo que você faz de melhor. 

Isso pode facilitar o processo de venda e ajudar a encontrar clientes dispostos a pagarem por seus produtos e serviços.

Como se observa criar um negócio escalável é perfeitamente possível, no entanto, implica em mudanças, que nem sempre os empreendedores estão dispostos a fazer, o que também é uma opção que deve ser respeitada.

Agora que você já sabe o que é um negócio escalável e como criá-lo, continue conosco e conheça 4 estratégias para escalar o e-commerce!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *