* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Entenda o que é last mile

Entenda o que é last mile

Provavelmente, você já deve ter se perguntado sobre o que é last mile. Este é um termo comumente usado na logística e no transporte para descrever a etapa final da cadeia.

Essa fase é frequentemente considerada a mais crítica e desafiadora da cadeia de suprimentos devido a vários fatores específicos que a tornam complexa. Entender do que ela se trata é fundamental para o sucesso das estratégias logísticas.

A logística, que engloba a gestão de toda a cadeia de suprimentos, desde a aquisição de matérias-primas até a entrega final ao consumidor, é o elemento-chave que permite que as marcas alcancem seus objetivos estratégicos e atendam às expectativas dos clientes. 

Em um mercado altamente competitivo e dinâmico, a logística desempenha um papel multifacetado e crucial, influenciando diretamente a eficiência operacional, a satisfação do cliente, a expansão de mercado e, em última análise, o sucesso financeiro das empresas.

Um dos pilares da logística é o transporte, que por sua vez envolve determinadas etapas, processos e estratégias. Se você ainda não sabe qual deles se atentar, entenda o que é last mile neste post e surpreenda-se com a sua importância. 

Boa leitura.

O que é last mile? 

A logística é um campo complexo que envolve a movimentação de mercadorias desde o ponto de origem até o ponto de destino. Para compreender melhor o papel dessa aplicação, é útil contextualizá-lo dentro das três fases principais da logística

First mile

A primeira milha é a fase inicial da cadeia de suprimentos, na qual os produtos são coletados dos fornecedores ou fabricantes. 

Essa etapa envolve a preparação das mercadorias, embalagem, etiquetagem e transporte inicial para um centro de distribuição ou ponto de consolidação.

Middle mile

A milha do meio é a fase intermediária da logística, na qual as mercadorias são movimentadas dos centros de distribuição ou pontos de consolidação para locais de armazenamento regionais, ou instalações de transferência. 

Esta etapa visa consolidar cargas e otimizar o transporte antes de chegar à última milha.

Last mile

Como o nome indica, essa é a fase final da logística, na qual os produtos são entregues aos clientes finais. Essa etapa envolve a distribuição direta aos consumidores, seja em suas residências, locais de trabalho ou pontos de retirada, como lojas físicas.

Como otimizar o last mile?

Agora que você sabe o que é last mile e em qual contexto logístico se encontra, é hora de entender como otimizá-la para obter ainda melhores resultados.

A otimização da última milha é fundamental para melhorar a eficiência operacional, reduzir custos e atender às expectativas dos clientes. Confira alguns caminhos de sucesso para a última etapa do transporte de mercadorias.

Roteamento inteligente: utilize sistemas de roteamento avançados para planejar rotas eficientes. Isso ajuda a minimizar o tempo gasto na estrada e economizar combustível.

Tecnologia de rastreamento: implemente tecnologias de rastreamento em tempo real para monitorar a localização das entregas. Isso permite ajustes e proporciona transparência aos clientes.

Unificação de entregas: agrupe entregas para áreas geográficas próximas sempre que possível. Isso reduz o número de viagens e economiza recursos.

Parcerias com terceirizados: considere parcerias com empresas de logística ou serviços de entrega sob demanda para otimizar a capacidade de entrega e expandir a cobertura geográfica.

E aí, pronto para surpreender os seus clientes com um last mile de sucesso? Aproveite para continuar por aqui e veja 4 dicas para otimizar a logística e melhorar os resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *