* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
O que é CMV e como calculá-lo?

O que é CMV e como calculá-lo?

Provavelmente, adentrando as principais métricas comerciais, você já deve ter visto siglas que não compreendeu totalmente, como, por exemplo, ao se perguntar o que é CMV.

Essa é uma das siglas fundamentais para empresas que trabalham com comércio e querem medir os custos, despesas e, claro, os lucros de suas organizações. 

No entanto, principalmente para quem está começando agora ou pretende abrir uma loja em breve, pode parecer assustadora essa grande parcela de siglas, contas, métricas e estudos necessários para manter a empresa bem.

Pensando em ajudar você a entender um pouco mais sobre o universo do comércio e as suas peculiaridades, criamos esse artigo.

Aqui, você vai entender o que é CMV, como funciona e como calcular o seu para ter maior controle das finanças da sua marca.

O que é CMV?

Chega de mistérios! CMV nada mais é que o Custo por Mercadoria Vendida, um cálculo extremamente importante que tem como o foco medir todo o custo de produção, armazenamento, embalagem e envio dos produtos da sua empresa.

Com o CMV a sua empresa consegue definir exatamente o custo de cada mercadoria e o verdadeiro lucro que ela traz quando o cliente final fecha uma venda.

Seja uma micro empresa que vende brigadeiros, por exemplo, até uma multinacional de brinquedos, ter esse número sempre atualizado é fundamental para saber precificar, fazer a compra de insumos e demais decisões.

Há quem pense que ter uma média desse valor é o suficiente, mas acredite, poucos centavos de erro podem significar milhares de reais em um ano, por exemplo.

Além disso, sem ter esse número especificado, será difícil entender os verdadeiros impactos da inflação de determinados itens que fazem parte da sua mercadoria, o que pode trazer prejuízos na hora de reavaliar os preços dos seus itens.

Sendo assim, seja qual for a sua empresa, saber o que é CMV e mantê-lo atualizado é fundamental para a saúde financeira da organização.

Como funciona o CMV?

O CMV funciona principalmente como um indicador da performance de operação daquela empresa, ou seja, quanto ela gasta para manter sua atividade principal.

Muitas organizações, infelizmente, dificilmente conseguem se manter sozinhas, sem investimentos de terceiros. Mas, antes de ser tarde demais com um cálculo como este, é possível encontrar soluções para a organização.

Principalmente para empresas que trabalham com a revenda de produtos, é importante entender que não deve ser levado em conta apenas o valor inicial do distribuidor, mas também as embalagens, armazenamento, transporte e os impostos envolvidos.

Além disso, o CMV também pode ser útil para identificar produtos que estão obsoletos no armazém, encontrar possibilidade de promoções específicas e até mesmo as famosas queima de estoque, que geram um alto valor de vendas.

Aproveitar datas específicas, como a Black Friday e as festas de fim de ano, com o CMV em dia, poderá apresentar resultados ainda melhores para o empresário.

Como calculá-lo?

Assim como outras métricas financeiras, o CMV segue uma equação, onde:

CMV = EI + C – EF

De forma que cada item significa:

EI = Estoque Inicial

C = Compras realizadas no período analisado

EF = Estoque Final

Perceba que esse indicador pode auxiliar no controle de estoque, de compras e ajudar a encontrar gastos extras que estão colocando em risco a margem de lucro.

E aí, alguma dúvida sobre o que é CMV? Aproveite para continuar por dentro do universo da logística e saiba mais sobre o que é TMS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *