* if no mobile alternative is activated
Skip to main content

O que acontece com sua carga em um armazém?

O que acontece com sua carga em um armazém?

Geralmente, como embarcadores ou clientes de transportadoras, não nos preocupamos muito com a etapa de armazenagem. Contudo, é sempre bom ter uma ideia pelo menos vaga do que de fato acontece com suas mercadorias e produtos enquanto elas estão no armazém de um operador logístico. Muita coisa acontece ali dentro, e sabendo como o processo ocorre de forma básica, você poderá até mesmo sugerir melhorias para seus fornecedores.

Tudo controlado

Para começar, tudo aquilo que entra em um armazém precisa ser catalogado, descrito e etiqueta, caso ainda não tenha sido feito. A palavra-chave que rege um armazém logístico é o controle. Tudo precisa estar organizado e posicionado de modo que possa ser movido, retirado ou transportado de forma rápida e sem erros. Esses dados todos geralmente são dispostos em um software próprio para gestão de armazéns, conhecido pela sigla WMS (Warehouse Management System).

Os dados que acompanham cada produto indicam não apenas sua origem e possível destino, mas também seu conteúdo, nível de fragilidade, posição no armazém em termos detalhados e outras informações que sejam relevantes para o transportador. Assim que um lote chega, antes de ser encaminhado para sua posição, ele é imediatamente catalogado, conferido e processado.

Novas embalagens

Muitas vezes um produto que chega a um armazém precisa ser reembalado. Isso costuma ocorrer por uma questão de unitização de carga. Com embalagens e paletes padronizados, a movimentação dentro do galpão se torna mais fácil, assim como etapas de embarque e desembarque das mercadorias. Algumas vezes as embalagens “novas” são apenas contêineres ou caixas maiores, que englobam a embalagem original, mas em outros casos a embalagem original é simplesmente substituída.

Picking

Essa etapa, como já discutimos aqui, compreende basicamente a separação de itens e lotes que estão no armazém para que os mesmos sejam conferidos e enviados a seu destino. A etapa de picking não apenas consiste em “pegar” a mercadoria, mas também envolve a checagem ou emissão de documentos de transporte, conferência de integridade da carga e transporte e movimentação interna, bem como posicionamento para embarque em caminhões e outros veículos. Não por acaso, essa é a etapa que exige maior interação humana dentro da rotina dos armazéns.

Saída do armazém

Finalmente chegamos ao ponto final do trânsito das mercadorias dentro do armazém. Após serem separadas e conferidas, as mercadorias estão prontas para serem transportadas ao destinatário. A rapidez do picking e o correto posicionamento tornam essa etapa mais fácil. Muito mais do que “jogar” tudo dentro do caminhão, a saída do armazém exige precisão e experiência por parte da equipe que efetua o embarque e posicionamento dos lotes em baús ou locais de transporte.

banner

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *