* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
embalar os produtos

Como embalar os produtos e evitar problemas

As empresas que precisam enviar suas mercadorias por transportadoras sabem bem a importância que existe em embalar os produtos da forma correta.

Uma embalagem de baixa qualidade pode gerar prejuízo na operação, pois o produto tem grande chance de chegar ao seu destino danificado.

Há ainda o risco da embalagem chegar amassada ou rasgada, que já é um motivo justo para o destinatário não aceitá-la.

Além do prejuízo com o retorno da mercadoria, sua empresa corre o risco do cliente cancelar o pedido e pior: deixar uma imagem negativa para o seu negócio junto a ele.

Nesse artigo você vai conhecer a importância de embalar os produtos com qualidade e conquistar, assim, a satisfação dos seus clientes. 

Tipos de embalagens

De forma geral, as embalagens podem ser divididas em dois tipos: 

  • as que são entregues ao cliente na hora da compra em lojas físicas,
  • aquelas que são utilizadas para envio via transportadora.

São dois tipos completamente diferentes de embalagens, afinal, cada uma possui suas características de acordo com suas finalidades.

Embalagens para retirada

A embalagem para retirada de mercadorias precisa ter capacidade suficiente para suportar o peso delas e apresentar sua marca estampada, para poder servir como propaganda do seu negócio e também como identificação.

Dependendo da mercadoria que sua empresa comercializa, ela pode ser de:

  • plástico,
  • isopor, 
  • tubos, 
  • pacotes,
  • bolsas.

Como embalar os produtos para envio por transportadora

Já a ação de embalar os produtos para fretes realizados por transportadoras precisa de mais atenção. 

As embalagens ideais são as caixas fabricadas com papelão reforçado ou madeira, dependendo do produto, para suportar o manuseio e solavancos dos transportes.

É necessário que ela seja de acordo do tamanho do produto a ser transportado para não interferir no preço do frete. 

Há empresas que optam em reaproveitar as embalagens recebidas de seus fornecedores. É preciso ter atenção.

Muitas vezes, essas caixas podem estar com a logomarca e informações de outra empresa, o que pode causar algum desconforto para quem recebe e deixar uma má imagem do seu negócio.

Como embalar os produtos de forma ideal?

A embalagem ideal para o seu produto é aquela que suporta o peso da mercadoria a ser transportada e que permite um perfeito acondicionamento, além de oferecer segurança para o frete. 

As caixas com proteção de isopor, por exemplo, são muito usadas para proteger eletrônicos e produtos delicados. 

Também é possível a utilização de papel amassado, bolinhas de isopor e outros produtos nos espaços vazios, só fique atento para que o peso não venha a aumentar o valor do frete.

Confira algumas dicas para embalar a carga:

Existem empresas especializadas na confecção de embalagens e vale a pena conhecer suas soluções, elas poderão auxiliá-lo a encontrar a melhor opção para a sua realidade e melhorar a experiência do seu cliente no recebimento do que comprou.

No caso de produtos frágeis, que possam quebrar, é importante que a mercadoria seja revestida com plástico bolha ou protegê-los com isopor.

Existem ainda produtos que simplesmente são impossíveis de receberem embalagens, é o caso de veículos e equipamentos de grande porte.

Nesse caso, existem empresas especializadas nesse tipo de transporte que poderão orientá-lo a respeito.Agora que você já sabe como embalar os produtos e evitar problemas, que tal ler dicas para transportar suas mercadorias com segurança?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *