* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Confira as novidades na logística!

Confira as novidades na logística!

As novidades na logística prometem grandes mudanças nos processos e na forma de atuar das empresas.

Cada vez mais, a tecnologia e a necessidade em buscar por alternativas que combinem a lucratividade com os cuidados ambientais ganham força e espaço na sociedade.

Na área logística vive-se exatamente esse momento: onde processos são facilitados e uma visão voltada às exigências do mundo moderno no que se refere aos cuidados com o planeta faz parte do dia a dia das empresas e exige criatividade e atenção dos empreendedores.

A tecnologia é a melhor maneira para se combater a degradação do meio ambiente, afinal, é preciso encontrar formas de atender as necessidades humanas e, ao mesmo tempo, não comprometer a qualidade de vida das gerações futuras.

Neste post, apresentamos as novidades na logística. Continue lendo e saiba mais a respeito desse assunto!

4 novidades na logística

A digitalização e as facilidades encontradas pelas pessoas na utilização da internet como ferramenta de apoio aos mais diversos setores da vida moderna caracterizam os novos tempos. 

Com o aprimoramento das operações e a utilização em massa dos computadores, smartphones e equipamentos que facilitam as operações do cotidiano, o cliente tornou-se muito mais exigente, inclusive, a expectativa mínima é a de poder contar com a informação no momento desejado.

Diante dessa realidade, a logística traz novidades e se aprimora, buscando atender as expectativas criadas e facilitar as operações que envolvem a armazenagem e movimentação de materiais com responsabilidade.

Dentre as principais novidades na logística que surgem como verdadeiras tendências estão:

IA

A Inteligência Artificial (IA) consiste na utilização de máquinas, equipamentos e softwares que executam tarefas complexas e aprendem a trabalhar na medida em que desenvolvem as suas demandas.

As possibilidades na avaliação de enormes volumes de dados permitem que os computadores colaborem efetivamente e com muita precisão na previsão de demanda e na seleção de fornecedores.

Outra das novidades na logística diz respeito aos estudos que vêm sendo realizados na utilização da IA para o desenvolvimento de caminhões autônomos, ou seja, sem motoristas.

Portanto, não se espante se você, dia desses, encontrar veículos de cargas sem cabine transportando grandes quantidades de materiais.

Sustentabilidade

A sustentabilidade é outro assunto que ganha espaço na área de logística.

Cada vez mais a busca por alternativas que possibilitem a conquista da lucratividade com garantias de proteção do meio ambiente é tratada e se torna realidade no Brasil e no mundo.

O Governo Federal, a partir do Programa de Controle de Emissões Veiculares (Proconve), promoveu no início de 2022 a fase conhecida como P-8, voltada à redução de gases poluentes pelos veículos pesados. 

Pretende-se com essa medida diminuir a emissão de:

  • monóxido de carbono,
  • óxido de nitrogênio,
  • hidrocarbonetos,
  • álcoois,
  • aldeídos,
  • fuligem,
  • material particulado, 
  • etc.

Diante dessa realidade, é importante estar atento às novas tecnologias automotivas que colaboram com a melhora da qualidade do ar.

Rastreamento

O rastreamento de cargas e monitoramento de pedidos também se torna cada vez mais necessário nos dias atuais e é uma das promessas e novidades na logística.

Felizmente, a tecnologia desenvolvida permite que, em tempo real, os veículos de transporte sejam acompanhados, sabendo-se exatamente em que ponto estão e possibilitando a previsão cada vez mais apurada das entregas.

A partir desse rastreamento, é possível tomar decisões nos casos onde atrasos possam acontecer, minimizando problemas e resolvendo situações impossíveis de serem pensadas há alguns poucos anos.

Logística verde

Por último, outro grande destaque e uma das boas novidades na logística está nos processos que envolvem os cuidados com a devolução de mercadorias usadas e a preocupação com a cadeira produtiva.

A logística verde vem ganhando espaço em todo o mundo, quando empresas estão atentas ao reaproveitamento de embalagens e retorno de produtos que podem ser reprocessados, retornando às fábricas através do processo de reciclagem.

Como se observa, dentre as novidades, a tecnologia e o meio ambiente estão em alta, valendo a pena uma reflexão por parte de sua empresa em ações que venham a colaborar com melhores tempos para todos.

Agora que você conhece mais a esse respeito, assine nossa newsletter e receba outros posts como esse, abordando a logística e o transporte de cargas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *