* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Como avaliar o nível de serviço logístico de uma transportadora?

Como avaliar o nível de serviço logístico de uma transportadora?

Avaliar o nível de serviço logístico é fundamental para qualquer empresa que pretenda oferecer aos seus clientes, qualidade nos seus produtos e serviços prestados.

O transporte é um desses serviços, que tanto pode colaborar na fidelização de clientes, como pode ocasionar sérios problemas nos relacionamentos com o mercado.

Contar com serviços de qualidade na logística exige esforço.

Uma série de qualidades precisam ser localizadas em uma transportadora, a começar pela agilidade nos processos de transporte, o cumprimento das obrigações legais e a oferta de bons preços.

Neste post apresentamos a melhor forma de avaliar o nível de serviço logístico de uma transportadora. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

O que é nível de serviço logístico?

Nível de serviço logístico é a análise da qualidade oferecida por transportadoras durante todo o processo de movimentação e transporte de mercadorias.

Muito além do que se pensa, os processos logísticos se iniciam na realização de uma cotação de frete e só termina após a comprovação da entrega realizada.

Nesse caminho, existem muitas ações e situações que precisam ser bem conduzidas para que a logística seja considerada de qualidade, tais como:

  • agilidade na apresentação de cotação de fretes,
  • facilidade na contratação do transporte,
  • qualidade e agilidade na coleta das mercadorias,
  • disponibilidade de tecnologia para acompanhamento do serviço de entrega,
  • rapidez e segurança no transporte,
  • qualidade dos profissionais envolvidos no manuseio das mercadorias,
  • entregas no prazo estabelecido,
  • canais abertos de comunicação para eventuais necessidades,
  • atendimento às leis e transparência nas informações.

Como localizar transportadoras que oferecem um alto nível de serviço logístico?

Com tantos compromissos e obrigações que os empreendedores estão envolvidos no cotidiano dos seus negócios, pouco tempo sobra para uma avaliação mais criteriosa sobre o nível de serviço logístico oferecido pelas transportadoras.

Como desenvolver controles a respeito?

O primeiro passo está em adotar uma metodologia em que sua empresa possa monitorar algumas ações-chave que colaboram na avaliação dos serviços prestados pelas transportadoras.

São os KPIs, key performance indicator, que traduzido significa indicador chave de desempenho.

São algumas métricas que devem ser adotadas para a verificação do desempenho da transportadora, tais como:

  • percentual de entregas realizadas sem problemas,
  • entregas realizadas no prazo estabelecido,
  • tempo de espera para a resolução de problemas,
  • percentual de devoluções de pedidos por avarias,
  • pontualidade e qualidade nos serviços prestados,
  • índice de reclamações de clientes com relação aos transportes,
  • atendimento às condições especiais de entrega por parte da transportadora.

Essas KPIs, que podem ser medidos de maneira fácil e que não exigem grandes esforços no levantamento dos dados, colaboram efetivamente para uma avaliação a respeito do nível de serviço logístico que uma transportadora está oferecendo à sua empresa.

Como localizar transportadoras que possuam qualidade?

Outra maneira de obter um alto nível de serviço logístico está em contar com uma plataforma de fretes que reúne as melhores transportadoras do mercado e que oferece a possibilidade de cotação e contratação através da internet.

Aqui na CARGOBR, a partir de da cotação, dezenas de cotações são apresentadas, onde basta que sua empresa escolha aquela que melhor atende às suas necessidades.

Todas as transportadoras cadastradas são avaliadas e atendem aos requisitos de excelência nos mais diversos níveis de serviços prestados.

Isso possibilita agilidade, qualidade, confiança, segurança e os melhores preços do mercado sem que seja necessário o contato com dezenas de fornecedores de transporte a cada necessidade dos serviços.

Para conhecer a melhor plataforma de fretes do Brasil e oferecer um alto nível de serviço logístico a seus clientes, acesse a CARGOBR e faça um teste! É rápido, prático e gratuito, experimente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *