Negociação: aumente suas vendas com nossas dicas!

Negociação: aumente suas vendas com nossas dicas!

A negociação faz parte da vida dos empreendedores, independentemente do segmento, tamanho da empresa ou objetivos a serem conquistados.

Para isso é necessário estar sempre preparado e conhecer algumas estratégias que podem fazer toda a diferença nos resultados do seu negócio.

O grande objetivo de qualquer empreendimento é:

  • conquistar clientes e aumentar as vendas,
  • aumentar o ticket médio dos negócios realizados,
  • diminuir os valores e melhorar as condições das compras junto aos fornecedores,
  • buscar boas margens de lucratividade na operação.

Os quatro itens citados estão diretamente relacionados ao poder de negociação, que acaba refletindo no resultado da operação.

Neste post apresentamos dicas voltadas ao aumento das vendas e na obtenção de melhores resultados para sua empresa. Continue lendo e saiba mais a respeito!

Por que é importante a negociação?

Para aumentar as vendas e melhorar os resultados alcançados, a negociação é fundamental.

Quantas oportunidades são perdidas por falta de contato e apresentação de condições que viabilizem o negócio?

Na área de vendas é fundamental a disposição para atingir os objetivos, atendendo o cliente e possibilitando bons negócios para o seu empreendimento.

Empresas inflexíveis tendem a perder negócio e clientes, colocando em risco a operação, portanto, negociar é essencial para a manutenção e crescimento das empresas que desejam se consolidar no mercado. Para isso, deve-se:

Apresentar as vantagens em adquirir o seu produto

O vendedor precisa conhecer todos os pontos positivos dos produtos que vende e saber apresentar ao comprador motivos que o levem a fazer o pedido, como:

Possuir humildade, simpatia e disposição em encontrar soluções

Um dos pontos que faz toda a diferença é a forma com que o vendedor se comporta e se mostra aos clientes.

A humildade, simpatia e a vontade em atender ganham pontos e aumentam consideravelmente a preferência do comprador em prestigiar aqueles vistos como “bons profissionais”.

A disposição em ajudar e a encontrar alternativas é vista como diferencial de atendimento.

Conhecer o seu mercado e a concorrência

Conhecer o mercado e como atua a concorrência ajudam a enfrentar os obstáculos, rejeições e comentários.

Sem difamar ou atacar a concorrência, é importante saber o que acontece e estar pronto para destacar a sua solução, apresentando diferenciais, situações e históricos que apontam vantagens para a sua solução.

Ter em mãos outras possibilidades de negociação

Muitas vezes, um desconto pode ser oferecido, desde que o pedido seja acrescido por algum produto ou nas quantidades adquiridas.

É importante ter em mãos outras possibilidades de negociação, uma vez que a combinação de interesses pode viabilizar bons negócios para ambas as partes.

Conhecer o cliente e apresentar soluções

Uma boa negociação ocorre quando o vendedor conhece o cliente, suas necessidades e estuda possibilidades em ajudá-lo, apresentando as melhores soluções.

Eles se impressionam quando o vendedor aponta:

  • problemas,
  • dificuldades,
  • prejuízos,
  • solução.

Prepare-se para a visita, entenda as dificuldades do cliente, ouça e, no momento adequado, apresente a sua solução e como resolver o problema.

Como você deve ter observado, grande parte do sucesso nas vendas dizem respeito ao relacionamento entre os envolvidos.

Sem dúvida alguma, a qualidade dos produtos, associado a condições que estejam dentro da realidade do mercado são fundamentais para o fechamento dos negócios, no entanto, o relacionamento e o atendimento são diferenciais que precisam ser observados.

Agora que você já sabe como melhorar o seu processo de negociação, continue conosco e leia nosso post que apresenta a importância da logística na retenção de clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *