* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
A presença marcante das mulheres na logística

A presença marcante das mulheres na logística

A luta pela equidade de gênero no mercado de trabalho é um caminho sem volta e após o enfrentamento de muitos desafios as mulheres conquistam seus espaços, em especial contamos com a presença delas na logística.

Embora saibamos que a valorização do gênero feminino no ambiente corporativo ainda caminha a passos lentos, uma boa parte da estrada contra o preconceito e a desigualdade já foi percorrida. 

Apesar das dificuldades, elas são cientistas, educadoras, pilotas, motoristas, atletas e atualmente ocupam com maestria os mais diversos cargos e funções profissionais.

Usando da determinação e inteligência ganham voz, alção voos e realizam sonhos.

Diante do sucesso da mulher no mercado de trabalho, vamos falar dos desafios e conquistas delas na área da logística.

O sucesso e a força da mulher no mercado de trabalho

Embora saibamos que a luta para as conquistas das mulheres na logística depende de um processo de consciência da sociedade e do mercado, aos poucos elas escrevem suas histórias com finais felizes. 

De acordo com um levantamento, organizado pela Global Enterpreneurship Monitor (GEM), publicado no jornal O Tempo, existem 24 milhões de brasileiras com negócios próprios.

Abrimos um parêntese para destacar que o mesmo levantamento aponta que

  • homens empreendedores dedicam, em média, 37,5 horas semanais ao seu negócio, 
  • já para as mulheres esse tempo é de 30,8 horas.

Isso acontece porque elas conciliam suas jornadas com o tempo para cuidar da família, o que não impede o sucesso profissional, pelo contrário, mostra o jogo de cintura que elas possuem para administrar ambas as funções.

Uma prova disso é a recente matéria publicada na Revista Forbes, destacando 20 mulheres de sucesso em 2021, onde um estudo demonstra que empresas onde 30% das lideranças são femininas, tem-se um aumento de 15% na rentabilidade de suas operações.

A presença das mulheres na logística

Mesmo que a passos lentos, a diversidade nas empresas é uma realidade e uma necessidade, afinal, culturas e valores diferentes fazem surgir grandes ideias, aumentam a produtividade, geram novos conhecimentos e integração entre as pessoas. 

Na luta pelos direitos iguais, o gênero feminino vem a cada dia preenchendo uma página de conquistas e sucessos na história. 

Em relação às mulheres na logística, tanto a área operacional como a administrativa, em muitas empresas ainda é um ambiente masculino. 

Mas, a conquista de espaço começou a acontecer, em especial, com a chegada da tecnologia.

Sistemas e máquinas possibilitaram que boa parte do que era visto como braçal, por exemplo, passasse a exigir apenas desempenho tático e estratégico, o que ampliou o leque de oportunidades.

Atualmente elas desempenham com profissionalismo funções que vão desde motorista a liderança. Claro que para isso acontecer é necessário haver uma mudança na cultura empresarial. 

E podemos observar acontecendo por parte de algumas organizações. Um exemplo é a VLI, uma companhia brasileira de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos.

Mais da metade das vagas criadas para fortalecer o quadro de colaboradores é destinada para mulheres. 

O mesmo percentual vale para as vagas de estágio e jovem aprendiz.

Apostando no potencial feminino, e para enaltecer a força das mulheres na logística, a empresa decorou uma locomotiva com a temática: #ElasNaLogística.

Também temos empreendedoras de sucesso na área da logística, como é o caso de Luciana Oliveira, gerente de marketing e fundadora da Allog International Transport, empresa especializada nos segmentos de logística internacional nos modais marítimo, aéreo, terrestre.

A Allog tem no seu quadro de colaboradores 127 funcionários e desse total 72 são do gênero feminino e 11 delas ocupam cargos de gerenciamento.

Dessa forma, podemos dizer que a diversidade nas empresas, além de ser uma atitude inovadora, aumenta a qualidade e produtividade de todos os processos corporativos. 

Agora, que você conferiu os desafios e os sucessos das mulheres na logística, que tal continuar no nosso blog e conhecer sobre inteligência logística e como esse diferencial pode impulsionar sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *