* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Como o micro-fulfillment ajuda na logística?

Como o micro-fulfillment ajuda na logística?

Você já ouviu falar do micro-fulfillment center?

Não existem mais dúvidas de que o processo de entrega é um grande diferencial atualmente, principalmente em função do isolamento social e do aumento progressivo dos pedidos realizados através do e-commerce ou televendas.

Segundo uma pesquisa realizada pela Neotrust, o primeiro trimestre de 2021 apresentou uma alta nas vendas no e-commerce de 57,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Isso significa que as vendas online no Brasil estão crescendo. A pesquisa mostra que foram feitos 78,5 milhões de pedidos nesse período.

Neste post, apresentaremos o micro-fulfillment, uma estratégia que vem sendo utilizada por muitas empresas para atender com qualidade as entregas dos pedidos em todo o Brasil. Continue lendo e saiba mais a respeito!

O que é micro-fulfillment center?

Micro-fulfillment center é um armazém com dimensões menores, instalado em locais estratégicos, próximo aos grandes polos populacionais, cujo objetivo é agilizar as entregas dos pedidos.

Essa estratégia visa atender a demanda com qualidade e rapidez, oferecendo a velocidade de entrega de uma loja física e a eficiência dos grandes centros de distribuição.

Essas estruturas são compactas, verticalizadas e contam com soluções automatizadas para acelerar os processos de separação de mercadorias e transporte ao destinatário.

Normalmente, estão instaladas em locais como:

  • anexo a uma loja física,
  • lojas desativadas,
  • garagens,
  • pequenos depósitos localizados em bairros residenciais.

Vantagens na adoção do micro-fulfillment

O micro-fulfillment center apresenta muitas vantagens se comparado ao sistema tradicional.

O consumidor, como já mencionado, cada vez mais realiza suas compras pela internet, com a expectativa de que o seu pedido será entregue com agilidade e qualidade.

A adoção desse sistema colabora para isso, oferecendo:

  • rápida implantação,
  • investimento inicial menor se comparado a um Centro de Distribuição,
  • redução significativa dos custos de última milha,
  • satisfação do cliente.

Por que essa estratégia aumenta a agilidade no atendimento de pedidos?

Imagine um cliente realizando sua compra através do e-commerce, com a expectativa de receber seus produtos rapidamente.

No processo tradicional, esse pedido após a aprovação seria encaminhado ao faturamento, para na sequência seguir o processo de despacho, onde:

  • os produtos são separados,
  • embarcados em um caminhão,
  • viajam até um CD ou filial da transportadora,
  • ocorre o redespacho para o comprador.

Com o micro-fulfillment center, o pedido é enviado à estrutura mais próxima do destino das mercadorias, onde são separadas e remetidas ao cliente, utilizando algum serviço de transporte regional como, por exemplo, o motoboy.

O grande segredo desse sucesso está em manter um estoque de mercadorias nesses ambientes, baseado na demanda da região e estatísticas de vendas.

Tendências do micro-fulfillment center

Cada vez mais as empresas de varejo precisarão melhorar o atendimento ao cliente no que se refere ao envio dos pedidos.

As grandes corporações já fazem isso, criando uma expectativa no mercado com relação à possibilidade de receber suas mercadorias no mesmo dia da compra.

Diante dessa realidade, será fundamental a busca por alternativas que igualem as condições de logística, onde o micro-fulfillment center pode ser uma excelente estratégia, especialmente nas regiões onde existam grandes concentrações de clientes.

A tendência é que esses pequenos armazéns venham a se instalar nas grandes cidades, agilizando processos e gerando satisfação aos consumidores.

Agora que você já conhece mais sobre esse assunto, assine nossa newsletter e receba outros posts exclusivos e interessantes referentes à logística!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *