* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
O que é LIFO e como utilizá-lo?

O que é LIFO e como utilizá-lo?

Aplicar o método LIFO é uma das diversas maneiras de gerir o armazenamento de produtos de uma empresa, podendo consistir em um sistema bastante vantajoso para o empreendimento.

A logística é um dos aspectos mais importantes para o bom funcionamento de um negócio, de modo que conhecer maneiras de aprimorá-la é fundamental para trazer bons resultados.

Para saber mais sobre o que é o LIFO e quais são as vantagens em utilizá-lo, continue a leitura do post!

O que é LIFO?

A sigla LIFO significa “Last in, First Out”, ou seja, o último a entrar é o primeiro a sair.

Trata-se de uma maneira de armazenar as mercadorias de uma empresa, sendo um sistema no qual os itens que entraram no estoque há mais tempo serão os primeiros a saírem.

Desse modo, consiste em um método bastante eficaz para armazenar produtos com prazos de validade mais longos, uma vez que não haverá prejuízo por conta desse fator.

Essa estratégia se opõe, por exemplo, ao FIFO, que significa “First in, First Out” e é justamente o oposto do LIFO, sendo vendidos primeiro os itens que entraram há menos tempo no estoque.

Embora ambos sejam válidos, o último pode trazer diversas vantagens para empresas de vários setores.

Quais as vantagens?

Gerenciar a entrada e saída de produtos no estoque de forma eficaz é uma atividade fundamental para que a empresa alcance bons resultados, sendo mais um exemplo da importância da logística nesse contexto.

Utilizar o método LIFO pode trazer grandes vantagens para um empreendimento, garantindo uma maior rotatividade de produtos que apresentem um longo prazo de validade.

Sua utilização é vantajosa principalmente no caso de estoques que giram com muita rapidez, uma vez que há menos gastos na armazenagem do produto, tornando-se possível reduzir custos logísticos.

É importante lembrar que aplicar qualquer método de armazenagem requer um bom planejamento estratégico, que garanta o bom funcionamento do sistema pelo qual a empresa optar.

Além disso, melhorias logísticas são sempre bem-vindas para qualquer empreendimento que busca alcançar seu sucesso profissional.

Como utilizar no seu estoque?

Para utilizar o LIFO no estoque do seu empreendimento, é preciso passar por alguns procedimentos necessários para o bom funcionamento de qualquer estratégia logística.

Um exemplo disso é o treinamento da equipe, onde deve ser apresentado a técnica que utilizarão e as orientações necessárias para que compreendam como ocorrerão suas operações.

Tanto nos setores de estoque quanto de expedição dos produtos, a organização das atividades é um fator fundamental para que todos os procedimentos envolvidos aconteçam de maneira eficiente.

Assim, é importante planejar com cuidado o modo como será realizada cada etapa do ciclo do pedido, para que todos os envolvidos estejam cientes acerca de como funcionará o processo.

Para aplicar o LIFO no transporte de cargas, por exemplo, é necessário planejar com cuidado o carregamento dos produtos no veículo, de modo que aqueles que entrarem por último sejam os primeiros a sair.

Assim, é possível agilizar a expedição e entrega dos itens e trazer uma melhoria logística para o empreendimento.

Gostou desse conteúdo? Confira também nosso post sobre o papel do transporte na estratégia logística!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *