* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Método da Curva ABC: essencial para a classificação de estoques

Método da Curva ABC: essencial para a classificação de estoques

Assim como em outras áreas do mercado, que possuem técnicas para melhorar os processos e a gestão em si, o mesmo ocorre com a logística. Uma dessas técnicas diz respeito ao método da Curva ABC.

Seja qual for o nicho da sua empresa, principalmente se envolver um estoque bastante movimentado e repleto de produtos, mantê-lo em ordem, abastecido e completo é sempre muito importante, para não deixar os clientes sem os seus produtos e perder dinheiro ou ainda para não ter muito capital parado.

Por causa dessa constante necessidade que acompanha desde as menores empresas até os galpões logísticos com centenas de materiais, alguns conceitos e ferramentas foram desenvolvidos, para tornar esse processo mais eficiente e ágil.

Além dos softwares de ponta, a realização de inventários e demais processos de gestão e controle, foi criado o método da Curva ABC, que auxilia os colaboradores a fazer corretamente a classificação de itens dentro do armazém e entender quais devem ser priorizados nos pedidos de compra.

Entenda mais neste post sobre o que é esse método e de que forma ele funciona, assim como veja como classificar corretamente os itens do seu estoque.

O que é o método da Curva ABC?

O método da Curva ABC foi criado com a intenção de facilitar a categorização dos itens do estoque de mais importância para o cliente, o que auxilia os gestores da área a manterem a ordem e o abastecimento correto, levando em conta a saída dos produtos.

A curva leva em conta três pilares: os produtos A, que são os de maior importância e consequentemente devem ser a prioridade da marca, os B, que precisam de cuidados intermediários, e os C, de baixa prioridade e pouco impacto econômico na empresa.

Além de otimizar a forma dos gestores enxergarem quais itens possuem mais saída e são mais importantes, ela permite que o foco e a energia das equipes fiquem mais voltadas às mercadorias realmente importantes para a marca.

Aqui, o método também ajudará na questão de controle da equipe de compras e evitar que itens obsoletos fiquem parados ou que haja abastecimento de produtos que já existem no armazém.

Para descobrir qual é de cada tipo, é necessário listar todos os itens que sua empresa comercializa e entender quais são os mais procurados, quais possuem maior relevância em relação ao faturamento e quais apresentam maior margem de lucro.

Como funciona a Curva ABC?

Agora que você sabe do que se trata o método da Curva ABC, deve estar se questionando sobre o funcionamento dele.

A verdade é que com a organização correta, não irá demorar para o seu estoque estar organizado seguindo essa ordem, o que irá facilitar diversos processos.

A Curva ABC segue o pensamento de que nem todos os itens do estoque possuem a mesma importância e valor, assim como permite a saída e entrada deles de acordo com as demandas de compra dos clientes.

Sendo assim, o método analisa de forma racional quais são os produtos que mantém a empresa no verde e quais não trazem tanto retorno.

Como classificar os produtos neste método?

Depois de entender o que é a Curva ABC e de que forma ela funciona, é hora de colocar em prática! Esse método não é complexo e nem cheio de segredos, veja a seguir:

A: aqui você irá estudar quais produtos são os maiores responsáveis pelo seu faturamento. Estima-se que essa categoria representa apenas 20% de volume de estoque, mas 80% do faturamento da empresa.

B: estes são os produtos intermediários, de forma que podem chegar a ocupar 30% do armazém, mas trazer apenas 15% de rendimentos, o que os torna menos importantes.

C: já os itens da letra C tendem a ser aqueles que ocupam 50% do seu estoque, ao passo que representam 5% das vendas.

Perceba que nem sempre a quantidade é sinônimo de lucros. Utilize a Curva ABC para rever a importância de cada material em seu estoque e otimize seus resultados.

Por falar nisso, continue por aqui e leia também sobre quais são os custos da armazenagem de produtos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *