Cada vez mais o mercado exige produtos e serviços de qualidade. Melhorar a logística da operação é fundamental para conquistar a satisfação dos clientes.
Muitas empresas não se atentam para essa importante área e acabam perdendo excelentes oportunidades por não conseguirem fazer com que os produtos sejam entregues nos prazos estabelecidos.
Outro problema sério são os erros cometidos nas separações dos produtos, quando o cliente recebe uma mercadoria diferente daquela que adquiriu ou então o negócio é inviabilizado em função do valor do frete cobrado.
Essas são questões que não estão relacionados a qualidade do produto, mas que inviabilizam o negócio e levam empresas ao insucesso em função da falta de cuidado com uma das mais importantes áreas de um empreendimento.
Neste post apresentamos 4 dicas para melhorar a logística do seu negócio. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
Como melhorar a logística da sua empresa?
Buscar alternativas para melhorar a logística da sua empresa deve ser um dos objetivos diários de qualquer empreendimento que deseja apresentar diferenciais no atendimento.
Tanto pessoas físicas que fazem pequenas compras através do e-commerce, como grandes corporações que precisam de fornecedores comprometidos com a entrega de produtos ou matéria-prima, valorizam as empresas que cumprem com os prazos e qualidade logística.
Para isso, alguns cuidados precisam ser tomados, tais como:
Cuidado com o controle de estoque
Cuidar do controle de estoque é fundamental para o sucesso da operação.
Uma das piores experiências do cliente é comprar um produto que não existe no estoque e ser informado posteriormente que houve um engano.
O controle precisa funcionar como um relógio, portanto, a área de logística deve conferir os estoques, sinalizando aos compradores a necessidade de reabastecimento de mercadorias e comunicando o setor comercial a respeito da indisponibilidade de produtos.
Disponibilidade e integração das informações
Um bom sistema de gestão deve possibilitar que todas as áreas interessadas tenham acesso à informação. Usar um TMS pode fazer toda a diferença no controle e gestão de transporte.
Avisos automáticos que apontam ações a serem tomadas precisam estar disponíveis para que os responsáveis possam desenvolvê-las, tais como:
- relação de produtos abaixo do estoque mínimo,
- relação de produtos acima do estoque máximo,
- produtos com data de validade prestes a vencer,
- movimentação de mercadorias,
- controle e gestão de transporte.
Automação dos processos logísticos
Automatizar os processos logísticos também faz parte dos melhoramentos a serem implantados, uma vez que a utilização de equipamentos eletrônicos nas tarefas agiliza a operação e diminui substancialmente os erros e enganos.
Utilize equipamentos como leitores de códigos de barras para:
- controle na entrada de mercadorias,
- movimentação interna dos produtos,
- separação de pedidos,
- carregamento e expedição dos pedidos.
Ofereça a seus clientes a opção de rastreamento de cargas, para que possam acompanhar o processo de entrega dos seus pedidos.
Identifique e faça alianças com parceiros de qualidade
A última dica diz respeito a identificar e criar alianças que somem na operação logística da sua empresa.
Uma forma de encontrar parceiros comprometidos com o atendimento a legislação e normas exigidas pelo governo, bem como, homologados e consolidados no mercado em função do histórico e da profissionalização da equipe, é contar com uma plataforma de frete.
A plataforma CARGOBR possibilita que suas mercadorias cheguem ao destino, com qualidade, no tempo combinado e com valores abaixo dos cobrados pelo mercado.
Agora que você já sabe o que fazer para ajudar a melhorar a logística, acesse nossa plataforma e faça um teste.