* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
4 dicas para melhorar a logística da sua empresa

4 dicas para melhorar a logística da sua empresa

Cada vez mais o mercado exige produtos e serviços de qualidade. Melhorar a logística da operação é fundamental para conquistar a satisfação dos clientes.

Muitas empresas não se atentam para essa importante área e acabam perdendo excelentes oportunidades por não conseguirem fazer com que os produtos sejam entregues nos prazos estabelecidos.

Outro problema sério são os erros cometidos nas separações dos produtos, quando o cliente recebe uma mercadoria diferente daquela que adquiriu ou então o negócio é inviabilizado em função do valor do frete cobrado.

Essas são questões que não estão relacionados a qualidade do produto, mas que inviabilizam o negócio e levam empresas ao insucesso em função da falta de cuidado com uma das mais importantes áreas de um empreendimento.

Neste post apresentamos 4 dicas para melhorar a logística do seu negócio. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Como melhorar a logística da sua empresa?

Buscar alternativas para melhorar a logística da sua empresa deve ser um dos objetivos diários de qualquer empreendimento que deseja apresentar diferenciais no atendimento.

Tanto pessoas físicas que fazem pequenas compras através do e-commerce, como grandes corporações que precisam de fornecedores comprometidos com a entrega de produtos ou matéria-prima, valorizam as empresas que cumprem com os prazos e qualidade logística.

Para isso, alguns cuidados precisam ser tomados, tais como:

Cuidado com o controle de estoque

Cuidar do controle de estoque é fundamental para o sucesso da operação.

Uma das piores experiências do cliente é comprar um produto que não existe no estoque e ser informado posteriormente que houve um engano.

O controle precisa funcionar como um relógio, portanto, a área de logística deve conferir os estoques, sinalizando aos compradores a necessidade de reabastecimento de mercadorias e comunicando o setor comercial a respeito da indisponibilidade de produtos.

Disponibilidade e integração das informações

Um bom sistema de gestão deve possibilitar que todas as áreas interessadas tenham acesso à informação. Usar um TMS pode fazer toda a diferença no controle e gestão de transporte.

Avisos automáticos que apontam ações a serem tomadas precisam estar disponíveis para que os responsáveis possam desenvolvê-las, tais como:

  • relação de produtos abaixo do estoque mínimo,
  • relação de produtos acima do estoque máximo,
  • produtos com data de validade prestes a vencer,
  • movimentação de mercadorias,
  • controle e gestão de transporte.

Automação dos processos logísticos

Automatizar os processos logísticos também faz parte dos melhoramentos a serem implantados, uma vez que a utilização de equipamentos eletrônicos nas tarefas agiliza a operação e diminui substancialmente os erros e enganos.

Utilize equipamentos como leitores de códigos de barras para:

  • controle na entrada de mercadorias,
  • movimentação interna dos produtos,
  • separação de pedidos,
  • carregamento e expedição dos pedidos.

Ofereça a seus clientes a opção de rastreamento de cargas, para que possam acompanhar o processo de entrega dos seus pedidos.

Identifique e faça alianças com parceiros de qualidade

A última dica diz respeito a identificar e criar alianças que somem na operação logística da sua empresa.

Uma forma de encontrar parceiros comprometidos com o atendimento a legislação e normas exigidas pelo governo, bem como, homologados e consolidados no mercado em função do histórico e da profissionalização da equipe, é contar com uma plataforma de frete.

A plataforma CARGOBR possibilita que suas mercadorias cheguem ao destino, com qualidade, no tempo combinado e com valores abaixo dos cobrados pelo mercado. 

Agora que você já sabe o que fazer para ajudar a melhorar a logística, acesse nossa plataforma e faça um teste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *