* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Como a logística pode contribuir para melhorar a experiência do cliente

Como a logística pode contribuir para melhorar a experiência do cliente?

Melhorar a experiência do cliente é um assunto que vem ganhando cada vez mais importância no mundo empresarial.

Isso ocorre em função das facilidades que as pessoas possuem atualmente para trocar de fornecedor ou buscar um novo produto, basta para isso que algo não esteja de acordo com aquilo que o cliente procura.

Com a globalização e a massificação da internet, as possibilidades na escolha do fornecedor são praticamente infinitas, pois, qualquer pesquisa realizada no Google traz como resultados milhares de páginas.

No entanto, esse mesmo cliente deseja adquirir soluções de empresas sérias que ofereçam qualidade nos produtos oferecidos e nos serviços prestados, como, por exemplo, a entrega das mercadorias.

Fidelizá-lo através de uma boa impressão é igualmente possível e importante para qualquer negócio.

Nesse post mostramos como a área de logística é fundamental para atender positivamente a experiência do cliente em suas compras. Continue lendo e saiba mais a esse respeito!

O que significa “experiência do cliente”

Experiência do cliente é um termo utilizado para demonstrar as percepções que o consumidor teve durante a interação com determinada empresa.

Isso significa avaliar todo o processo que vivenciou desde o primeiro contato realizado, seja acessando o site, telefonando ou ainda visitando a empresa.

As experiências que ele obteve nessa interação foram positivas ou negativas?

Aqui vale avaliar como ele se sentiu com relação ao:

  • atendimento da equipe comercial,
  • finalização da compra,
  • recebimento do produto adquirido,
  • pós-venda.

A logística na experiência do cliente

Segundo uma pesquisa realizada pela Opinion Box no início de janeiro de 2021, onde foram entrevistadas mais de duas mil pessoas, a logística está entre os fatores decisivos na decisão por fornecedor nas compras realizadas em lojas virtuais.

Segundo os dados, o item frete e tempo de entrega aparece em terceiro lugar, perdendo apenas para a avaliação dos preços da mercadoria e verificação dos comentários de outros consumidores.

A logística passa a ser um componente estratégico para melhorar a experiência do cliente, afinal, ela decide compras.

O que fazer para que a logística se transforme em um forte argumento de venda?

Considerando-se a pesquisa e os dois fatores logísticos que são decisivos para uma boa experiência do cliente, é preciso trabalhar o valor do frete e diminuir o tempo de entrega. 

Para isso deve-se:

Buscar alternativas que diminuam os custos dos fretes

A tarefa na busca de bons fretes exige muito esforço e cotações diárias, pois, as políticas comerciais das transportadoras mudam e as condições econômicas influenciam diretamente sobre esse custo.

A alternativa para essa situação é utilizar uma plataforma de fretes, como a CARGOBR, onde através da internet seja possível cotar com dezenas de transportadoras e receber as propostas em tempo real para a tomada de decisão.

Garantir que as mercadorias serão entregues no prazo estabelecido

Outro problema que compromete a área logística e pode trazer transtornos aos clientes está no cumprimento dos prazos de entrega, situação que muitas transportadoras não conseguem atender.

Nesse caso, é preciso contar com empresas de transporte que possuam estrutura e capacidade de atendimento.

Novamente a plataforma de fretes passa a ser a melhor opção, pois, as transportadoras que prestam serviços são homologadas, ou seja, sofrem avaliações constantes com relação a:

  • capacidade técnica para a prestação de bons serviços,
  • sua frota, que precisa ser moderna e funcional,
  • profissionais capacitados para a realização dos trabalhos,
  • atendimento à legislação pertinente,
  • cumprimento dos prazos de entregas estabelecidos.

A melhor e mais vantajosa opção para melhorar a experiência do cliente na área logística é contar com o apoio de uma plataforma de frete. 

Acesse a plataforma da CARGOBR e faça um teste, você verá que, além de resolver as questões levantadas, sua empresa poderá contar com as melhores transportadoras e preços do Brasil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *