* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Como melhorar a eficiência no transporte de cargas?

Como melhorar a eficiência no transporte de cargas?

A área de logística é responsável por elevar a produtividade e melhorar a eficiência no transporte de cargas das empresas.

Além da diminuição dos custos envolvidos no armazenamento e transporte de mercadorias, o processo logístico exige:

  • rapidez,
  • qualidade,
  • satisfação do cliente.

Isso significa que cada vez mais o consumidor considera a logística na hora de realizar as suas compras, uma vez que muitas pessoas desistem do negócio quando o frete está além de suas expectativas ou o prazo de entrega acima do esperado.

Neste post apresentamos dicas para elevar a produtividade e melhorar a eficiência no transporte de cargas. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Como melhorar a eficiência no transporte de cargas

Duas perguntas sempre são feitas em qualquer processo de compra de mercadorias, com relação ao transporte de cargas: qual o valor do frete e quando os produtos serão entregues?

Se as respostas não estiverem de acordo com a expectativa do cliente, muito provavelmente o pedido será cancelado.

Essa situação ocorre em empresas de qualquer porte, inclusive em um pequeno e-commerce.

Para melhorar a eficiência no transporte de cargas é preciso planejamento, organização e contar com parceiros de confiança, onde algumas ações precisam acontecer, como, por exemplo:

Criar métodos e procedimentos

A área de transporte logístico precisa ter métodos e procedimentos para cada ação ou situação que envolva:

  • coleta,
  • expedição,
  • transporte,
  • entrega.

Para cada ocorrência envolvendo não conformidades é necessário um procedimento adequado para a resolução do problema e continuidade do processo.

Equipe qualificada

A partir dos procedimentos e métodos utilizados para cada ação na área de transporte é preciso contar com colaboradores que estejam qualificados no desenvolvimento das tarefas, sabendo exatamente o que e como fazer.

Contar com a tecnologia como ferramenta de apoio

Atualmente sistemas e equipamentos tecnológicos são excelentes ferramentas de apoio e acompanhamento dos processos de transporte.

Sua empresa precisa contar com essas soluções, para rastrear cargas, antecipar a resolução de possíveis problemas, agilizar entregas e monitorar a qualidade dos serviços realizados.

Monitorar e avaliar a operação constantemente

Os KPIs possibilitam o monitoramento e a avaliação de cada ação desenvolvida para que se tenha eficiência no transporte de cargas.

A partir dos indicadores é possível verificar onde estão os problemas e o que precisa ser melhorado nos processos, portanto, medir a operação é uma tarefa diária e fundamental para o sucesso da logística.

Conhecer opções que reúnem qualidade e baixos custos operacionais

Na área de logística é fundamental conhecer ferramentas que possam reunir serviços de qualidade e diminuição dos custos operacionais.

Existem milhares de transportadoras em todo o país oferecendo os seus serviços, no entanto, como conhecer cada uma delas?

A utilização de uma plataforma de frete é a melhor opção para ter a certeza que empresas homologadas, que são constantemente avaliadas nos quesitos de qualidade e cumprimento das obrigações legais possam ser localizadas.

Através da plataforma de fretes é possível com uma única operação:

  • cotar fretes,
  • receber propostas,
  • qualificar e escolher a melhor opção.

Além de contar com as melhores transportadoras do mercado é possível em um único clique obter dezenas de propostas e escolher aquela que melhor convém às suas necessidades.

A plataforma CARGOBR é a melhor opção para localizar excelentes soluções de transporte de cargas, garantindo qualidade, rapidez e os menores fretes do Brasil.

Agora que você sabe como elevar a produtividade e melhorar a eficiência no transporte de cargas, acesse a plataforma CARGOBR e faça um teste. É de graça!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *