* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
3 dicas para medir a carga corretamente e economizar no frete

3 dicas para medir a carga corretamente e economizar no frete

Um dos principais causadores do cálculo incorreto de fretes é a medição inadequada dos produtos. Sendo assim, entender como medir a carga corretamente é fundamental.

Desde as demandas pequenas que podem ser feitas por um motoboy até as cargas que somam toneladas precisam ter as suas especificações bem definidas, para que assim o transportador possa dar o seu valor e entender se é viável fazer o frete.

Por falar nisso, a ausência da medição adequada não só aumenta os valores de transporte como também pode atrapalhar toda a logística do transportador, evitando até mesmo a coleta por causa da falta de espaço e capacidade do caminhão.

Em casos onde ainda é possível coletar a carga, ela pode sofrer avarias pela necessidade de espaço, assim como prejudicar as outras entregas.

Por fim, outro grande entrave é o aumento do risco de acidentes pela alta quantidade de peso do caminhão, que não só pode colocar a integridade de todas as cargas em jogo, como também a saúde física do motorista.

No entanto, se você ainda possui problemas na hora de medir a carga corretamente, saiba que nem tudo está perdido e com algumas dicas você se tornará expert nessa etapa tão importante dentro da logística.

Continue por aqui e veja as nossas dicas de medicação, bem como a correta definição de cada dimensão das suas entregas. Vamos nessa?

As medidas da carga

Dentre as nossas dicas, saber medir cada dimensão da carga não poderia deixar de estar na primeira colocação. É muito importante entender o que cada medida significa e como fazer para estabelecer elas da melhor forma.

Todo frete possui uma altura, largura e comprimento, desde as caixas simples de um e-commerce até um grande carregamento de contêineres de materiais perigosos.

Entenda a seguir como definir a medida correspondente à nomenclatura e depois como medir cada uma delas para não ter erro na hora da cotação.

Altura

A altura é uma das primeiras medições que você irá fazer na carga. Ela estipula a distância vertical da base até o topo da embalagem, sem contar as abas da caixa.

Pode ser chamada também de profundidade da embalagem que está sendo medida.

Uma caixa de 45 x 20 x 30 tem 45 centímetros de altura, por exemplo.

Largura

A largura, por sua vez, é a medida entre um lado a outro da caixa na parte da frente dela, medida de forma horizontal. Na mesma face que você calculou a altura da caixa, precisa medir a sua largura.

Uma caixa de 45 x 20 x 30 tem 20 centímetros de largura.

Comprimento

Já o comprimento é a medida entre uma ponta e outra da caixa, considerando a face mais longa. Caixas retangulares facilitam a medição nesse caso.

Já nas quadradas que possuem todas as faces iguais, o comprimento será igual a largura.

Seguindo a lógica dos outros tópicos, uma caixa de 45 x 20 x 30 tem 30 centímetros de comprimento.

O peso cubado

O peso cubado é uma medição que mede o peso equivalente da caixa de acordo com o seu tamanho. 

Cada modal de transporte segue um fator de cubagem diferente, sendo eles o rodoviário (1 m³ = 300 kg), o aéreo (1 m³ = 166,7 kg) e por fim o marítimo (1 m³ = 1.000 kg).

No modal rodoviário, por exemplo, o fator de cubagem é 300 kg. Entenda a seguir porque essa medida é importante.

Para que o peso cubado seja encontrado, é preciso seguir a seguinte equação: Comprimento x Largura x Altura x Fator de cubagem.

Veja como essa conta pode ser feita:

Leve em conta que o volume a ser transportado possui as dimensões: 60 cm x 30 cm x 10cm.

O fator de cubagem considerado nesse caso é o padrão de 300.

Dessa forma, temos: 0,60 x 0,30 x 0,10 x 300 = 5,4 kgs de cubagem.

Cuidado com a unidade de medida

Para não ter erro em uma conta tão importante, é preciso levar em conta a padronização de cada organização. Além disso, sempre se atente com a medida, entendendo se é em gramas, quilos ou toneladas.

E aí, pronto para acertar na hora de medir a carga da sua marca? Aproveite para testar os seus conhecimentos na nossa plataforma de cotação, que ajuda durante todo o processo. Acesse agora mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *