Se até o armário da sua casa precisa de ordem para que você encontre e organize as suas peças de roupas, pense na importância de manter o estoque controlado da sua empresa.
Desde pequenos e-commerces que estão começando agora, até as gigantes do varejo necessitam de uma gestão de estoque eficiente, focada nas principais necessidades dos gestores, bem como dos clientes e usuários em geral.
Manter o estoque controlado é fundamental por uma série de motivos, que envolvem desde a organização e estética do ambiente até mesmo a sua gestão em si, sendo mais simples de ver os itens de maior e menor saída, bem como as quantidades de cada material.
Além disso, o controle do armazém também envolve a tecnologia que a sua empresa usa no cotidiano, bem como as operações logísticas, já que sem produtos as entregas não chegam aos clientes e assim sucessivamente.
Ah, se você acha que os cuidados com o armazém da sua empresa podem ser deixados para depois, saiba que a situação pode virar uma gigante bola de neve, sendo ainda mais desafiante para ser controlada depois.
Pensando em ajudar você a entender sobre a importância de manter o estoque controlado, bem como colocar essa estratégia em prática, criamos este post.
Continue por aqui e saiba como transformar algo até então marcado por problemas em um verdadeiro case de sucesso.
Como manter o estoque controlado?
Pode parecer que o estoque da sua empresa até parece um monstro que precisa ser controlado, mas a verdade é que quando usamos a palavra controle para se direcionar a um armazém estamos falando sob mantê-lo em ordem, em diferentes sentidos.
Veja a seguir algumas dicas de como manter até o maior dos armazéns organizado e na palma da sua mão.
Use a tecnologia
Na era na qual nos encontramos, estranho seria não citar a tecnologia como a primeira nessa lista de dicas.
O estoque da sua empresa precisa em primeiro lugar ter o gerenciamento feito por softwares integrados às plataformas de compras, bem como os canais de venda da sua marca.
Seja pelo e-commerce, marketplace e redes sociais, é necessário que todas as informações cheguem juntas, para que a atualização dos itens disponíveis seja automática.
Além disso, os softwares permitem a roteirização mais inteligente, bem como a emissão de notas e demais documentos necessários mais simples.
Não compre a mais ou a menos
Principalmente em épocas específicas do ano, como os meses de maior volume de compras por causa de datas especiais, é fundamental que você saiba a quantidade ideal de produtos para manter o armazém completo.
No entanto, sabe aquelas épocas em que são bem mais paradas? A sua estratégia de compra deve ser focada em prever o comportamento dos seus clientes, para que o seu estoque não fique vazio ou abarrotado de matérias-primas.
Tenha um processo logístico adequado
Não adianta manter o estoque controlado se você não tem um sistema de entregas eficiente. Compras que são devolvidas constantemente, produtos que se perdem e devoluções que demoram semanas para chegar atrapalham a gestão.
Por esses e outros motivos é que dificilmente um estoque vira um case de sucesso sem um parceiro logístico de peso.
Que tal mudar a realidade da sua marca e manter o estoque controlado como deve ser?
Entre em nosso site e confira a nossa plataforma de fretes, onde você pode fazer cotações variadas para todos os cantos do Brasil. Acesse agora e teste na prática.