Você sabia que é possível lucrar investindo na logística?
Muitos empreendedores não dão a devida importância a essa área, fundamental para colaborar com os resultados da operação.
Grande parte dos custos operacionais das empresas são dirigidos para a área de logística, portanto, todos os esforços para diminuí-los valem a pena.
No entanto, além de comprar produtos no momento adequado, diminuindo os valores de fretes e mantendo os estoques de acordo com a demanda é fundamental que os costumeiros erros nos processos de recebimento e expedição de mercadorias sejam eliminados.
Existem inúmeras oportunidades na área para colaborar com o sucesso do empreendimento.
Nesse post vamos mostrar como lucrar investindo na logística. Continue lendo e confira!
A área de logística
A área de logística abrange todas as atividades que se relacionam aos materiais que são adquiridos, processados e vendidos em uma corporação.
O gestor de logística é o responsável em desenvolver estratégias para que a operação funcione adequadamente.
Para facilitar a compreensão, basicamente ele é o responsável em organizar as seguintes etapas com relação aos materiais:
- recepção,
- armazenagem,
- movimentação,
- expedição.
Como se observa, a logística conclui um ciclo que começa com as compras junto aos fornecedores e vai até a entrega da mercadoria ao cliente final.
O que fazer para lucrar investindo na logística?
Para lucrar investindo na logística é necessário organizar algumas ações, como, por exemplo:
- conferir e receber mercadorias de acordo com o pedido de compras,
- armazenar os materiais estrategicamente para facilitar a movimentação,
- separar e conferir os produtos para cada pedido ou solicitação,
- carregar e utilizar serviços de transporte qualificados.
Se algum desses pontos falhar, certamente recursos terão que ser destinados para a sua correção.
Vamos conhecer as medidas a serem tomadas para tornar a operação lucrativa:
Avaliação e recebimento de mercadorias
Quando da chegada de mercadorias, a área responsável precisa ter em mãos o pedido de compras para verificar se a nota fiscal e os produtos entregues estão de acordo com o que foi solicitado.
Se não houver conformidade, as mercadorias não devem ser recebidas, cabendo a área de compras a verificação das medidas a serem tomadas.
Estocagem estratégica
Os cuidados com a estocagem evitam perdas, portanto é fundamental que estejam armazenadas em locais estratégicos conforme a movimentação das mercadorias.
Outro ponto a ser observado é com relação a produtos com data de validade, onde a área comercial precisa ser informada dos estoques que precisam ser vendidos sob pena de perderem este prazo.
Separação de mercadorias para atendimento a clientes
A separação de mercadorias precisa ser feita com cuidado e conferida eletronicamente para que produtos não sejam remetidos erroneamente e tenham que voltar para a empresa.
Uma especial atenção deve ser dirigida a produtos que serão embarcados para viagens, pois qualquer problema, coloca em risco devoluções e trocas, o que certamente acarreta prejuízo para a organização.
Cotação e contratação de serviços de transporte
Trabalhar apenas com transportadoras homologadas que cumpram com a legislação e tenham qualidade nos serviços prestados é uma excelente opção para lucrar investindo na logística.
Bons preços de frete precisam estar aliados a rapidez e qualidade nas entregas.
Uma excelente forma de diminuir custos de transportes, garantindo a qualidade dos serviços está na utilização de plataforma de cotação de fretes, onde centenas de transportadoras homologadas oferecem suas soluções.
O processo é simples, onde o responsável consegue através de uma única operação cotar com diversas empresas e fechar com aquela que melhor atenda às suas necessidades.
Apesar de trabalhar nos bastidores, a logística é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento sendo considerada um diferencial na satisfação e fidelidade dos clientes.
Agora que você já sabe como lucrar investindo na logística, acesse nossa plataforma e faça um teste para conhecer as possibilidades existentes para melhorar suas entregas ao mesmo tempo que reduz os custos de frete.