* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
retenção de clientes

A importância da logística na retenção de clientes

A satisfação e retenção de clientes está diretamente ligada ao atendimento das expectativas que os compradores possuem com relação à empresa.

Portanto, um conjunto de acertos definitivamente retém clientes e possibilita o crescimento do negócio. Para isso são necessários:

  • bons produtos,
  • pós-venda e suporte técnico eficientes,
  • serviços de logística com qualidade.

A combinação desses itens transformam negócios em fornecedores de alto nível, que recebem o reconhecimento do mercado.

Nesse post apresentamos a importância da logística na retenção de clientes. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

O que é logística?

Logística é o processo que envolve planejamento, execução, operação e controle dos transportes com relação à movimentação e armazenamento das mercadorias.

Para o cliente, independente de ser uma pessoa física ou jurídica, a avaliação da logística está diretamente relacionada à qualidade do produto entregue que precisa estar de acordo com o pedido e em condições perfeitas de uso.

Além disso, o cliente avaliará o prazo da entrega que precisa estar dentro do combinado no ato do pedido e por fim os custos do frete, que não podem inviabilizar a operação.

Logística e a retenção de clientes

A retenção de clientes está diretamente ligada a essa combinação de processos logísticos, uma vez que o consumidor mudou e o nível de exigência aumentou substancialmente.

A globalização apontando o padrão de serviços nos países europeus, aliado ao acesso à informação através da internet modificou o nível de exigência do consumidor brasileiro.

Com isso as expectativas por serviços de alta qualidade aumentaram e as empresas que conseguem atender os seus clientes em um nível superior à concorrência saem na frente e continuam crescendo.

O que fazer para que a logística colabore na retenção de clientes?

Para que a logística se apresente como um diferencial de mercado, algumas ações devem ser observadas e implantadas em sua empresa, tais como:

Cuidados com a logística reversa

Os consumidores valorizam empresas que possuem regras claras e transparentes com relação à devolução de mercadorias.

Especialmente nas compras realizadas pela internet, a política de devolução é fundamental, uma vez que existe o receio do produto não corresponder às expectativas do cliente.

Portanto, apresentar uma política de logística reversa é fundamental para o sucesso da operação.

Transporte de qualidade e legal

Outro fator que ganha muitos pontos junto aos clientes é a obediência à lei, evitando aborrecimentos, problemas e prejuízos que podem acontecer em função do descumprimento das normas de transporte.

Obedecer à legislação ajuda a garantir:

  • profissionais capacitados,
  • veículos em bom estado de conservação,
  • rapidez no atendimento,
  • eficiência e qualidade nos serviços prestados.

Uso da tecnologia como ferramenta de apoio

A utilização de ferramentas tecnológicas como apoio a operação refletem diretamente junto ao seu cliente.

Oferecer a possibilidade de monitoramento do pedido é um serviço que agrada aos consumidores, pois eles podem através da internet, verificar qual é a previsão de entrega das mercadorias.

Além disso, sistemas de gestão que colaborem com os controles de estoques e contribuam com a qualidade da movimentação, separação e expedição de pedidos evitam erros e enganos.

Uma maneira fácil de atender a esses requisitos

Grande parte dos serviços que precisam ser oferecidos ao mercado podem ser implementados a partir da utilização de uma plataforma de fretes que reúne dezenas de opções de transportes que oferecem serviços de qualidade, preços inferiores aos cobrados no mercado e que podem ser localizados a partir de um clique, via internet.

Agora que você conhece mais sobre a retenção de clientes, acesse a plataforma da CARGOBR, a melhor opção do Brasil para a cotação e contratação de fretes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *