* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Como fica a logística pós-pandemia?

Como fica a logística pós-pandemia?

O que esperar da logística pós-pandemia tem sido uma pergunta frequente dos profissionais ligados a área.

A pandemia do coronavírus definitivamente modificou a vida de bilhões de pessoas em todo o mundo e certamente trará mudanças ao comportamento humano.

A compra online, que crescia de forma gradativa, foi a saída encontrada por milhões de novos usuários para o abastecimento de suas casas.

Todos esses reflexos trazidos pela COVID-19 serão observados pelo mercado e consequentemente pela área de logística das empresas, especialmente no que se refere ao transporte de mercadorias.

Nesse post abordaremos a logística pós-pandemia. Continue lendo e saiba mais a respeito!

A COVID-19 e a mudança de comportamento

A imensa maioria da população não imaginava que um vírus pudesse modificar o comportamento humano da maneira que estamos vivenciando nos dias atuais.

Já havíamos passado por algumas experiências, como o H1N1, gripe aviária, influenza, mas, nada parecido com o que estamos passando com a chegada da COVID-19.

As estatísticas apresentadas pela mídia, deixaram de ser números para se tornarem nomes, onde conhecidos e pessoas do nosso meio, infelizmente, se retiraram do nosso convívio em função do coronavírus.

Imaginávamos que a realidade que vivemos atualmente, fosse possível apenas em filmes apocalípticos que arrecadaram milhões na bilheterias dos cinemas.

No entanto, o vírus nos obriga a novos comportamentos, que certamente passam a fazer parte de nossas vidas após a sua passagem, onde nos acostumamos a comprar sem a necessidade da ida às lojas e supermercados.

A nova realidade da logística pós-pandemia

A logística pós-pandemia implica em mudanças substanciais na área de logística, onde, toda uma estrutura precisa ser revista para atender a novas demandas.

Sistemas logísticos precisarão ser montadas e adequadas para atender a milhões de famílias que passam a realizar suas compras de forma online.

Isso obrigará a muitos empreendimentos a reverem suas estratégias comerciais e refletirá diretamente na área de transporte, onde empresas especializadas em entregas urbanas serão procuradas como nunca.

As vendas online tendem a crescer vertiginosamente, obrigando transportadoras a se adaptarem a trabalhar com cargas fracionadas, onde as entregas passam a ser individualizadas e em diversos pontos do país.

Novo formato nas relações comerciais

A tendência é que grande parte do público que visitava as lojas físicas para realizarem as suas compras, optem por adquirir mercadorias através da internet.

Esse crescimento já percebido pelo mercado, tende a trazer uma nova realidade para a logística, uma vez que:

  • as pessoas passam a comprar em lojas virtuais,
  • as empresas precisam aprimorar os seus serviços de entregas,
  • as transportadoras devem se especializar em entregas residenciais,
  • crescimento de centros de distribuição regionalizados,
  • novas formas de entregas ou retiradas de mercadorias.

Todos esses formatos já vinham sendo estudados e avaliados pelo mundo corporativo, no entanto, a COVID-19 acelerou os processos e os ajustes precisam acontecer de forma antecipada, uma vez que surge uma nova logística pós-pandemia.

Como atender a nova demanda

As empresas precisam se adaptar à nova realidade que surge e os custos com logística e transporte serão fundamentais para o sucesso na operação de muitos negócios.

Buscar por qualidade e bons preços no momento de entregar as mercadorias passa a ser ainda mais importante, demandando tempo, recursos e muita pesquisa.

A CARGOBR possibilita o encontro entre embarcadores e transportadoras, bem como um contrato de frete efetivo e assertivo, diminuindo custos, garantindo qualidade e oferecendo serviços extras.

Estamos preparados para o futuro que chega abruptamente, oferecemos uma plataforma para cotação e contratação de fretes, bem como soluções em pick up points, que apresenta as melhores opções do mercado e garante a qualidade dos serviços prestados.

Se sua empresa ainda não pensou sobre a logística pós-pandemia, conheça a CARGOBR, realizando um teste para conhecer possibilidades de resolver com facilidade o transporte dos seus pedidos. Acesse nosso site e confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *