* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
logística para pequenas empresas

A importância da logística para pequenas empresas

A logística para pequenas empresas pode ser um grande diferencial de mercado.

Apesar de muitos empreendedores acreditarem que somente grandes corporações têm condições de oferecer um serviço diferenciado nessa área, isso não é verdade.

Pequenos negócios podem fazer diferente e agregar valor aos seus produtos através do transporte e da entrega das mercadorias.

Inclusive, é possível encontrar no mercado uma forma de baixar custos e de aliar qualidade no frete, sem precisar de investimentos e de uma estrutura robusta.

Esse artigo apresenta a importância da logística para pequenas empresas e como transformar esse setor tão importante em um diferencial de mercado. Continue lendo e confira!

Qual é a expectativa do cliente com relação à logística?

De uma maneira simplista, o que o cliente espera com relação à logística e as entregas das mercadorias é:

  • baixo custo de transporte,
  • pontualidade,
  • mercadorias em perfeito estado (sem avarias).

Esses três pontos são fundamentais na decisão de compra, por isso, precisam ser avaliados e tratados com cuidado e atenção.

O baixo custo do frete é uma necessidade que independe de quem o paga, o cliente ou sua empresa.

Isso porque o valor do transporte, de alguma maneira, estará inserido no preço do pedido, então, é fundamental que o frete seja viável financeiramente e que não deixe a desejar na qualidade dos serviços prestados.

A importância da qualidade na logística para pequenas empresas

Além de atender as necessidades básicas dos seus clientes, sua empresa pode ainda oferecer algo a mais e tornar esse processo um diferencial de negócio.

Sem elevar os custos do frete, é muito importante, por exemplo, oferecer aos clientes a possibilidade de rastreamento do pedido.

É um serviço extra que faz toda a diferença, uma vez que o cliente pode acompanhar o processo de transporte da mercadoria, o tranquilizando, e sua empresa reduz os contatos de atendimento para saber sobre o andamento dos pedidos.

Ainda mais do que isso: seu pessoal de logística pode também acompanhar e rastrear as cargas, tomando providências antecipadas e surpreendendo positivamente seu cliente nos casos onde surjam problemas de entrega.

Isso porque o rastreamento permite que ações sejam tomadas em tempo hábil para evitar o atraso, ou ainda que o cliente seja informado pela sua empresa a respeito de algum problema ocorrido e o que está sendo feito para resolvê-lo.

Antecipar-se ao problema é sinal de profissionalismo e atenção com os clientes.

Como oferecer qualidade na logística para pequenas empresas?

Talvez você esteja pensando que tudo isso é utópico e impossível de ser realizado sem grandes investimentos.

Como oferecer serviços extras (como rastreamento e monitoramento de pedidos), garantir o prazo de entrega e a qualidade, com valores reduzidos?

Para isso seria necessário montar uma equipe apenas de cotação que, em contato direto com as transportadoras, verificasse preços e condições durante todo o tempo. 

Além disso, precisaria de profissionais avaliando a capacidade técnica das transportadoras cotadas para certificar-se que cumpram com suas obrigações, além, é claro, de validar todo o aspecto legal do processo logístico.

Tudo isso implica altos custos e investimento, mas a logística para pequenas empresas pode ser eficiente, sim, com a equipe que se tem hoje, ou seja, sem a necessidade de toda uma estrutura especial para isso.

As plataformas de cotações de transporte

Para atingir todos esses objetivos, o mercado oferece plataformas de cotações de transporte, como a CARGOBR, que fazem exatamente tudo isso que foi apresentado até agora.

A partir de uma única plataforma, é possível que sua empresa faça cotações com dezenas de transportadoras em tempo real, obtendo custos de fretes, prazos e condições de pagamentos.

Vale lembrar que, contando com um intermediador sério, todas as transportadoras cadastradas na plataforma cumprem rigorosamente às obrigações legais e possuem capacidade de prestação de serviços de qualidade.

Além disso, o rastreio de mercadorias e toda a gestão logística é disponibilizada aos usuários da plataforma, viabilizando serviços de qualidade.

Portanto, muito diferente do que alguns empreendedores imaginam, a logística para pequenas empresas é uma realidade possível que também está disponível para sua empresa.

Se você deseja começar ainda hoje a oferecer um melhor serviço logístico para seus clientes e, além disso, reduzir custos, acesse o site da CARGOBR e faça sua cotação gratuita em tempo real!

One thought to “A importância da logística para pequenas empresas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *