4 desafios da logística para e-commerce

4 desafios da logística para e-commerce

A logística para e-commerce pode levar uma empresa a sérios problemas, como também pode se transformar em um grande diferencial de vendas, aproximando clientes e colaborando com os resultados do empreendimento.

Diferente da logística das lojas físicas, o e-commerce, em regra geral, vende sem que o cliente tenha visto pessoalmente a mercadoria, portanto, existe uma situação que cria uma ansiedade na pessoa que adquiriu o produto.

Isso porque ela está aguardando pela chegada do produto adquirido na expectativa de receber na data combinada quando fecha o seu pedido.

Portanto, no momento em que o pedido foi confirmado, um cronômetro é ligado e o e-commerce precisa fazer com que os processos logísticos funcionem.

Nesse artigo vamos apresentar 4 desafios da logística para e-commerce e como lidar com cada um deles. Continue lendo e descubra!

Transformando os desafios da logística para e-commerce em oportunidades

Como mencionado, o processo da logística para e-commerce exige atenção, pois existe alguém aguardando ansiosamente pelo pedido e os processos internos e de transporte precisam funcionar.

Estamos falando dos seguintes passos envolvidos nessa maratona:

  • emitir a nota fiscal, 
  • separar o produto, 
  • embalar, 
  • localizar a transportadora, 
  • entregar o pedido, 
  • verificar se o cliente ficou satisfeito. 

É bastante coisa e, muitas vezes, envolve terceiros na operação.

Diante disso, existem alguns desafios que precisam ser vencidos para que a operação tenha sucesso e que, inclusive, possa transformar a logística da sua empresa em um diferencial junto ao mercado. 

Os principais deles são:

01. Administração dos estoques

O e-commerce precisa ter processos de controle para receber, conferir, estocar, movimentar, separar e expedir os produtos para seus clientes.

Isso gera uma movimentação bastante grande que exige bons controles. 

É muito importante que sua loja tenha um sistema de gestão de estoques para controlar os itens e que possa apoiar a operação para evitar enganos e erros durante os processos.

Sua empresa precisa saber o que e o quanto em valor tem no estoque a qualquer momento, e, mais do que isso, deve localizar qualquer produto com facilidade e de forma organizada, evitando as famosas devoluções e erros logísticos.

02. Logística reversa

Já que mencionamos as devoluções, vamos ao segundo desafio que é a logística reversa, ou seja, o direito garantido por lei do cliente devolver a mercadoria se estiver em desacordo com o adquirido ou se arrepender-se da compra durante o período de 7 dias.

Esse processo significa prejuízo e cliente insatisfeito.

Os cuidados na preparação e separação dos produtos é fundamental para que isso não ocorra, portanto, tenha toda a atenção para que seja enviado ao cliente exatamente aquilo que ele pediu e dar todas as descrições necessárias no seu site.

Aqui também entra a confiança e a responsabilidade da transportadora que precisa tomar cuidado para não avariar ou perder os produtos. 

É importante trabalhar com empresas sérias, comprometidas, profissionais e que assumem suas obrigações.

03. Qualidade na entrega

A qualidade na entrega também está relacionada aos serviços prestados pela transportadora contratada.

Lembre-se que, para o cliente, as pessoas que farão a entrega, o veículo e forma de transporte, bem como a educação, profissionalismo e, principalmente, o estado da mercadoria é diretamente ligado ao seu e-commerce e não à transportadora contratada.

Portanto, para o cliente, é você que está entregando o seu pedido e ele relacionará qualquer problema à sua empresa.

Além de acertar na escolha da transportadora que fará a entrega, faça uma pesquisa de satisfação junto ao cliente como uma atividade de pós-venda, isso ajudará muito a saber o nível de serviços prestados nos processos logísticos.

04. Alto custo do frete

Outro grande desafio da logística para o e-commerce está nos altos custos cobrados pelos fretes.

Isso impacta, inclusive, nas vendas, já que parte dos carrinhos abandonados acontece quando se chega na fase da compra onde são apresentados os valores do frete.

Isso é frustrante para seu e-commerce e mais ainda para o comprador. 

Para evitar esse problema, sua empresa precisa ficar cotando constantemente para comparar valores de fretes de muitas transportadoras, o que se torna um serviço muito custoso de ser realizado, principalmente se o movimento está grande na área de vendas.

Para resolver essa situação, bem como para garantir qualidade na entrega e diminuir os problemas causados pelas transportadoras, existe uma excelente saída.

Use os serviços prestados por uma plataforma intermediadora de fretes, como a CARGOBR, onde todas as transportadoras cadastradas são homologadas e auditadas, inclusive em termos legais.

Apenas com uma operação online, você consegue cotar com diversas empresas ao mesmo tempo, o melhor é que os valores são viáveis e menores do que os cobrados pelo modelo tradicional de contratação.

A plataforma de fretes disponibiliza ainda ferramentas que permitem ao seu e-commerce, bem como aos seus clientes, monitorarem e rastrearem os pedidos.

Agora que você já sabe como encarar e resolver os desafios da logística para e-commerce, acesse a plataforma da CARGOBR e faça uma experiência conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *