* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
A importância da logística para comércio eletrônico

A importância da logística para comércio eletrônico

A loja virtual é sem dúvida uma das grandes oportunidades para o seu negócio deslanchar e crescer, no entanto, os cuidados da logística para comércio eletrônico não pode ser considerado algo secundário.

Muito pelo contrário, cuidar da logística é fundamental para que o seu e-commerce obtenha sucesso na operação.

Pesquisas mostram que um dos maiores problemas nos negócios eletrônicos está exatamente na falta de cuidado com a logística, gerando:

  • reclamações por atrasos e não entregas,
  • produtos avariados,
  • falta ou política inadequada de logística reversa,
  • elevação do preço dos fretes.

Os cuidados com a logística para comércio eletrônico podem determinar o sucesso ou fracasso de uma operação. Continue lendo e conheça mais sobre esse assunto!

A logística para comércio eletrônico

O comércio eletrônico cresce a cada ano e continuará nesse ritmo, principalmente em função da pandemia do coronavírus, que quebrou a resistência de muitas pessoas com esta modalidade de consumo.

As pessoas descobrem que comprar pela internet é mais confortável, não existindo um horário específico para comprar, trazendo maiores opções de pesquisas, dispensando a necessidade de deslocamentos e podendo ser mais barato e até mesmo divertido.

No entanto, a logística é um dos principais motivos que estimulam ou levam o cliente a desistir da compra.

Principais problemas da logística para comércio eletrônico

Os principais problemas da logística para comércio eletrônico são passíveis de serem resolvidos, bastando planejamento e organização, vamos a eles:

Atrasos e não entrega de mercadorias

O atraso e não entrega envolve basicamente situações referentes aos preenchimentos de cadastros, onde não existem conferências das informações, como, endereço, telefone e dados do cliente que não são preenchidos adequadamente.

Outra situação possível diz respeito a transportadoras que não possuem estrutura adequada para suportar a demanda e que acabam atrasando as entregas, por não possuírem viagens regulares as áreas geográficas que se compromete a atender.

Solução: melhorar os processos de cadastro e localizar transportadoras que tenham estrutura para entregas com rapidez e qualidade.

Produtos avariados e devolvidos

Outro sério problema são os produtos avariados que chegam aos seus destino e são devolvidos pelos clientes.

Isso ocorre quando colaboradores pouco preparados e sem nenhum treinamento não tem o devido cuidado no armazenamento, movimentação e transporte dos pedidos.

Solução: treinamento e preparação da equipe interna para o manuseio de mercadorias e localização de transportadoras que tenham compromissos com a movimentação dos produtos e qualidade dos serviços prestados.

Logística reversa

A falta de clareza nas condições de devolução de mercadorias e logística reversa, faz com que muitos consumidores desistam da compra, pois, sentem-se inseguros junto ao fornecedor, caso algum problema ocorra com relação aos produtos recebidos.

Solução: desenvolver e apresentar aos clientes a política de devolução de mercadorias, atendendo a legislação e o uso de transportadoras que agilizem os serviços de trocas, com qualidade e precisão.

Preço do frete

Esse talvez seja o principal entrave nas negociações que envolvem a logística para comércio eletrônico. 

Os valores dos fretes em muitas ocasiões são inviáveis, fazendo com que o cliente desista da compra.

Solução: buscar por transportadoras que apresentem valores viáveis sem prejuízo na qualidade dos serviços.

Como se observa a busca por serviços de transporte com qualidade está diretamente associada a todos os principais motivos que levam clientes a desistirem das compras online.

No entanto, o comércio eletrônico pode contar com plataformas de fretes, onde transportadoras de qualidade oferecem os seus serviços e apresentam soluções para todo tipo de carga e em qualquer lugar do país.

Acesse nossa plataforma e realize cotações com as melhores transportadoras do país para a entrega de suas mercadorias. Faça uma experiência, não custa nada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *