* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
Logística na Black Friday: como se preparar?

Logística na Black Friday: como se preparar?

Sabia que a sua empresa precisa se planejar quando o assunto é a logística na Black Friday? Além das promoções e o marketing, esse setor é mais do que fundamental.

Quando falamos na sexta-feira mais esperada do ano pelos comerciantes e também por muitos clientes, logo se pensa nas promoções, descontos relâmpago e no faturamento que pode fazer a empresa fechar o ano no positivo.

No entanto, para que essa data tão especial seja um sucesso e realmente atenda as expectativas e necessidades, é necessário pensar de forma ampla, ou seja, não apenas na hora da compra, mas em todos os fatores que a torna possível.

Principalmente quando falamos em lojas online, é necessário pensar no estoque, estrutura do site, capacidade dos servidores, logística, SAC e o atendimento no geral, que deve gerar uma ótima experiência ao cliente.

Na época da Black Friday, a concorrência se torna ainda mais acirrada e um simples erro, como um site que trava quando possui milhares de visitantes, pode ser o suficiente para fazer aqueles potenciais clientes desistirem da sua marca.

Por falar nisso, um setor realmente importante para tornar o comércio eletrônico possível é a logística, que envolve muito mais do que enviar os pedidos para os clientes. Inclusive, atrasos em pedidos são uma das maiores reclamações atuais no e-commerce brasileiro.

Para sair das estatísticas de reclamações e conseguir sucesso com a sua logística na Black Friday, fizemos esse post com alguns pontos que devem ser levados em conta na hora de planejar para essa data.

Continue a leitura e confira. Aproveite para tirar dúvidas e rever alguns pontos da sua loja, para certificar-se de que está tudo dentro do planejado.

Quais cuidados ter com a logística na Black Friday?

Descubra a seguir alguns dos cuidados mais importantes quando o assunto é a sua logística na Black Friday. Perceba que iremos falar de diferentes processos, para que você não deixe a desejar em nenhum ponto.

Prepare-se para a demanda

Seja qual for o seu segmento, é comum que nessa época a quantidade de visitas e vendas em seu site aumentem sensivelmente. Por isso, é preciso ter planejamento para evitar qualquer problema relacionado à alta demanda.

Entre os principais, podemos citar atrasos nos pedidos, estoque vazio, problemas de navegação no site, como lentidão e travamentos, e também alta demora para responder às interações das pessoas.

Esses erros podem causar grandes problemas internos e também perda de credibilidade, vendas, clientes e até mesmo altos pedidos de estorno de compras.

Otimize os processos

Otimizar os processos envolve diagnóstico e inovação nas estratégias e ações que envolvem desde o pedido no seu site até a entrega.

Saber quais são essas etapas, o que ocorre em cada uma delas e de que forma é possível encurtar processos e diminuir a chance de erros é muito importante quando falamos em logística na Black Friday.

Defina os prazos de entrega

Com a maior demanda, é comum que os produtos não cheguem na mesma velocidade da baixa temporada. No entanto, para que isso não seja um problema, é importante que você atualize os prazos de entrega em seu site, para evitar transtornos.

A dica é calcular com pelo menos um pequeno período de folga, para caso você erre na projeção, que seja para mais, de forma que o cliente receberá a encomenda antes do esperado.

Evite erros

Erros, como pedidos enviados errados ou com itens faltando, avarias, falta de respostas sobre pedidos e reclamações, devem ser evitados ao máximo.

A dica aqui é você analisar as últimas reclamações que chegaram e trabalhar para resolver as principais causas delas, de forma a gerar uma melhor experiência aos clientes.

Invista em tecnologia

A tecnologia é fundamental tanto na Black Friday quanto fora dela. Com softwares integrados e com tecnologia de ponta, você consegue um nível muito maior de informações e segurança, facilitando processos e ganhando credibilidade no mercado.

Atualmente, é possível rastrear caminhões e cargas em tempo real, calcular rotas mais inteligentes pelo GPS, atualizar o cliente a cada novidade no processo e também avaliar processos existentes e melhorias possíveis.

De fato, a logística na Black Friday exige bastante esforço! No entanto, você pode contar com quem entende do assunto! Em nosso site, é possível fazer cotações dos mais variados tamanhos e tipos de carga, com transportadores do Brasil todo.

Aproveite para acessar agora e fazer um orçamento em poucos segundos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *