* if no mobile alternative is activated
Skip to main content
logística integrada

Logística integrada: qual a importância?

O desejo da maioria dos empreendedores é implantar em sua empresa uma logística integrada, onde todas as áreas e parceiros de negócios conheçam os processos e possibilitem serviços de qualidade e baixo custo.

Para isso, o ideal é convergir todos os envolvidos para os mesmos objetivos, onde a matéria-prima ou os produtos para revendas cheguem no tempo certo e sejam armazenados da forma correta com absoluto controle.

Os estoques devem possuir as quantidades ideais de cada produto, tendo por referência as estatísticas de venda e produção e, finalmente, os serviços de transporte e entrega devem funcionar da maneira adequada, não atrasando ou gerando reclamações dos clientes.

Essa situação só é possível se sua empresa atingir o nível de logística integrada. 

Esse artigo apresenta o tema e mostra o quanto é importante trabalhar para implantar essa ferramenta fantástica. Continue lendo e confira!

O que é logística integrada?

Logística integrada é possibilitar que sua empresa tenha o controle e a visão completa de todos os processos de coleta, armazenamento, transporte e entrega dos produtos, bem como de matérias-primas e insumos nos seus locais de destino.

Resumindo: é acompanhar o processo logístico desde a remessa dos fornecedores até a entrega do produto final ao cliente.

Muito além de acompanhar, a logística integrada permite corrigir com agilidade e precisão possíveis problemas que possam ocasionar paradas de produção, atrasos de entrega ou falta de produtos nas gôndolas de vendas.

Para isso, ela envolve toda a inteligência e estratégias na organização desses processos.

As áreas da logística integrada

Normalmente, os projetos que envolvem logística integrada são divididos em 3 áreas distintas.

Essas áreas, quando trabalham integradas, possibilitam a excelência dos serviços prestados em logística. 

São elas:

Administração de materiais

A área de administração de materiais é a responsável pelas operações relacionadas ao fluxo dos insumos, matérias-primas e produtos que serão utilizados na empresa para a produção ou revenda das mercadorias.

Essa área precisa conhecer as necessidades de cada setor interno da organização para prover materiais que são necessários para o alcance dos objetivos.

Tendo por meta atender no tempo correto seus clientes internos, reduzir custos e manter um volume de estoques que garanta os processos, deve evitar o acúmulo de mercadorias nos depósitos e administrar a aquisição de materiais.

Movimentação de materiais

A movimentação de materiais também é uma área que atende o seu público interno em uma organização, no entanto, é responsável pelo deslocamento de mercadorias.

Essa área é a que atende às solicitações das lojas, no caso de redes de magazines ou supermercados, não permitindo que faltem produtos nas gôndolas.

É responsável, no caso de indústrias, em atender as necessidades da área de produção, quando necessita de matéria-prima ou insumos.

Providencia também as movimentações internas entre unidades, atendendo às necessidades da empresa com o reabastecimento de materiais.

Distribuição

A terceira área da logística integrada é distribuição, responsável em atender os clientes da empresa.

Essa é a área que providencia a entrega das mercadorias adquiridas por seus clientes, levando-as até suas residências, ou nos varejistas, atacadistas e distribuidoras, que irão fazer a revenda dos produtos.

Todo esse processo, seja numa indústria ou no comércio, gera uma série de tarefas e detalhes.

Por isso, para que a logística integrada possa funcionar da maneira ideal, é necessário a implantação de sistemas de gestão e equipamentos tecnológicos de apoio, onde as informações estejam disponíveis corretamente, para os devidos ajustes e correções.

Equipes bem treinadas, organização e iniciativa são elementos que possibilitam um controle global de todos os processos da logística integrada, diminuindo custos e erros e colaborando efetivamente nos resultados da empresa.

Se você gostou desse artigo, que tal ler também a respeito de logística como estratégia competitiva: é possível?

One thought to “Logística integrada: qual a importância?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *